Motorista de camião constituído arguido por autoria de fogo em Alandroal

O motorista do camião suspeito de provocar o incêndio que lavra hoje numa zona de mato no concelho de Alandroal, distrito de Évora, foi identificado e constituído arguido pela GNR, revelou fonte da Guarda.

Incêndios, Bombeiros,

© Diogo Baptista/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Lusa
08/07/2025 16:58 ‧ há 3 horas por Lusa

País

Incêndios

A fonte do Comando Territorial de Évora da GNR indicou à agência Lusa que o homem que conduzia o pesado que transportava madeira foi constituído arguido pelo crime de incêndio florestal e o caso foi comunicado ao Ministério Público.

 

Segundo a mesma fonte, uma peça metálica de uma das cintas do semirreboque do camião, usada para prender a madeira transportada, soltou-se e, ao bater no chão, provocou faíscas, o que terá ateado vários focos de incêndio no concelho de Alandroal.

Esta manhã, o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, tinha revelado à Lusa que o fogo teria tido origem no pneu de um camião, que se tinha incendiado, lançando focos de incêndio ao longo da Estrada Nacional 255 (EN255), que liga Alandroal a Reguengos de Monsaraz.

Por volta das 16h20, assinalou a fonte da GNR, militares da Guarda já tinham retirado seis pessoas das suas casas, por precaução.

Pneu a arder originou fogo no Alandroal. Condutor seguiu sem se aperceber

Pneu a arder originou fogo no Alandroal. Condutor seguiu sem se aperceber

O fogo que deflagrou hoje em Alandroal, distrito de Évora, terá tido origem no pneu de um camião que se incendiou, lançando focos de incêndio ao longo de uma estrada nacional, disse hoje o presidente do município.

Lusa | 12:33 - 08/07/2025

À mesma hora e também por causa do incêndio, que continua ativo, de acordo com a mesma fonte, a circulação rodoviária estava cortada nos troços da EN255 entre Alandroal e a vila de Terena e da Estrada Nacional 373 (EN373) entre a sede de concelho e Juromenha.

Às 16h40, referiu à Lusa uma fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, o combate mobilizava 242 operacionais, apoiados por 80 veículos e cinco meios aéreos.

Fogo em Alandroal com reforço de meios aproxima-se da aldeia de Hortinhas

Fogo em Alandroal com reforço de meios aproxima-se da aldeia de Hortinhas

O número de meios no combate ao incêndio que lavra hoje em mato no concelho de Alandroal, distrito de Évora, foi reforçado, com preocupações centradas na aproximação do fogo a uma aldeia, revelou o presidente da câmara.

Lusa | 16:07 - 08/07/2025

O incêndio, para o qual foi dado o alerta às 09h22, atinge uma área de mato.

Leia Também: Fogo em Alandroal com reforço de meios aproxima-se da aldeia de Hortinhas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas