Alunas portuguesas criam produto que deteta bebidas adulteradas

O Cindy-UP, criado para detetar bebidas adulteradas, venceu prémio de liderança num festival de empreendedorismo realizado em Atenas, na Grécia. Jovens desenvolveram artigo para evitar que os números de pessoas que são alvo deste tipo de crime continue a aumentar.

Cindy-Up

© Instagram / Cindy-Up

Natacha Nunes Costa
07/07/2025 15:10 ‧ há 5 horas por Natacha Nunes Costa

País

Violação

Um grupo de cinco alunas do 12.º ano do Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa, desenvolveu um produto que deteta bebidas adulteradas.

 

O objetivo do Cindy-Up, como lhe chamaram, é proteger jovens e adultos em festas e outros eventos sociais de drogas ou substâncias que ficaram vulgarmente conhecidas como 'Boa noite, Cinderela'.

Do Cindy-Up fazem parte tiras, feitas com um material biodegradável, que, ao serem colocadas nas bebidas, indicam, através de uma coloração fluorescente, a presença indesejada de substâncias que provocam perda de consciência.

De acordo com o jornal Expresso, a miniempresa Cindy-Up, criada Carlota Pereira, Raquel Almeida, Sofia Sousa, Joana Rodrigues e Maria Ramos, ganhou recentemente um prémio de liderança num festival de empreendedorismo realizado em Atenas, na Grécia.

Ao semanário, uma das alunas, Joana Rodrigues, revelou que o projeto foi desenvolvido no âmbito da disciplina opcional 'Inspira-te, Faz e Cria' e rapidamente ganhou notoriedade, uma vez que "o número de casos de bebidas adulteradas tem vindo a aumentar, assim como as consequências graves para quem é vítima deste tipo de situações".

Por terem "amigos e familiares" que passaram por isso, as jovens decidiram então criar este projeto.

Os próximos passos já estão a ser definidos. Depois de identificarem, com a ajuda das autoridades, as drogas mais usadas para adulterar bebidas (cetamina, GHB e MDMA), terem identificado, com auxílio de um professor de biologia, os reagentes que pudessem identificar estas substâncias e terem feito o design, com a ajuda de um professor de Artes, as jovens procuram investidores para dar continuação ao projeto.

A longo prazo, explicou ainda Joana Seguro ao Expresso, o objetivo é também "promover uma mudança de mentalidade, levando a sociedade a perceber que o perigo não está nos bares e que estar seguro não é motivo de constrangimento".

De acordo com o site Tua Saúde, 'Boa noite, Cinderela' é uma mistura de bebidas alcoólicas com medicamentos ou drogas, usados como forma de golpe para deixar a pessoa dopada e facilitar crimes de abuso sexual, sequestro ou roubos.

Essas substâncias quando dissolvidas no álcool, não conseguem ser identificados pelo sabor e, alguns minutos depois, os efeitos começam a surgir e a pessoa passa a agir como se estivesse embriagada e não tem consciência dos seus atos, afetando também a memória.

O 'boa noite, Cinderela' é ilegal, sendo considerado crime, ocorrendo com mais frequência em festas, raves ou espaços, afetando principalmente mulheres.

Efeitos do 'Boa noite, Cinderela" no corpo

De acordo com o mesmo site, os principais efeitos do 'Boa noite, Cinderela' são:

  • Fala mole, arrastada e enrolada;
  • Náuseas;
  • Sonolência acentuada;
  • Diminuição da capacidade de raciocínio e dos reflexos;
  • Perda da força muscular;
  • Menor atenção;
  • Falta de discernimento do que é certo ou errado;
  • Perda da consciência do que fala ou diz;
  • Sono profundo.

O que fazer caso suspeite que está a ser vítima do golpe

Caso suspeite ter sido vítima deste golpe, fale imediatamente com uma pessoa de confiança e procure ajuda médica.

Caso seja possível, leve também o copo ou bebida que estava a beber quando se sentiu mal, para os profissionais de saúde identificarem a substância.

É também recomendável que apresente queixa às autoridades.

Leia Também: Prisão preventiva para suspeito de violar jovem no hospital de Portalegre

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas