Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 19º

Praça do Luxemburgo é candidato português a Prémio Europeu para Juventude

O projeto português Praça do Luxemburgo é um dos 27 candidatos ao Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude, depois de ter vencido a competição em Portugal, indicou o Parlamento Europeu.

Praça do Luxemburgo é candidato português a Prémio Europeu para Juventude
Notícias ao Minuto

17:24 - 21/03/24 por Lusa

País Parlamento Europeu

Criado por David Ferreira da Silva, Milton Nunes e David Gil Gonçalves e coliderado por Beatriz Capão e uma bolsa de dezenas de jovens de todo o país, o "Praça do Luxemburgo on Tour" integra a organização de debates sobre a política europeia num espaço informal, as praças de Portugal.

Também inclui "palestras em escolas, 'vox-pop' e contacto com a população, a promoção da identidade cultural e gastronómica das localidades, iniciativas de divulgação de projetos europeus, debates e 'stand up'", segundo o comunicado do Parlamento Europeu, que adianta que a iniciativa já envolveu mais de 300 jovens em escolas e 700 pessoas nos debates em cinco municípios.

O Praça do Luxemburgo representará Portugal no evento final do prémio em Aachen (Alemanha) a 7 de maio de 2024, onde serão anunciados os três vencedores europeus.

Atribuído desde 2008, o Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude destina-se a projetos desenvolvidos por jovens, que promovem o entendimento a nível europeu e internacional.

Portugal ganhou o primeiro prémio em 2022 com a "Orquestra Sem Fronteiras", para promover "a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, através da música de jovens talentos residentes em ambos os países, com o objetivo de mitigar problemas sociais e culturais".

Em 2023, o primeiro Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude, no valor de 7.500 euros, foi para "AILEM", da Bélgica, "a primeira aplicação linguística concebida para refugiados e requerentes de asilo", que contou com opiniões dos mesmos.

Leia Também: Laureados com Nobel pedem libertação dos presos políticos na Bielorrússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório