Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 16º

Operação Cristal. Sete dos oito detidos ficam em prisão preventiva

Operação em causa resultou na detenção de oito pessoas, entre elas um português, e na apreensão de uma tonelada (1.000 quilos) de cocaína num veleiro, que navegava a norte dos Açores.

Operação Cristal. Sete dos oito detidos ficam em prisão preventiva
Notícias ao Minuto

18:10 - 28/06/23 por Notícias ao Minuto

País PJ

Foi decretada prisão preventiva para sete dos oito detidos no âmbito da Operação Cristal, em que foram apreendidos mil quilos de cocaína num veleiro a norte dos Açores, avança a RTP3.

Recorde-se que a operação em causa resultou na detenção de oito pessoas, entre elas um português, e na apreensão de uma tonelada (1.000 quilos) de cocaína num veleiro, que navegava a norte dos Açores.

A investigação tinha sido iniciada há três anos pelo Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Portimão, tendo culminado agora nesta operação, que contou com o apoio da Marinha e Força Aérea portuguesa e do Corpo Nacional de Polícia de Espanha.

A Operação Cristal começou com a interceção na passada quarta-feira de um veleiro de 14 metros feita pelos fuzileiros do Destacamento de Ações Especiais da Marinha a cerca de 200 milhas náuticas (cerca de 316 quilómetros) a norte dos Açores.

A embarcação acabou por afundar-se, já depois de os tripulantes e a droga terem sido transferidos para um navio da Marinha.

Além da detenção dos dois tripulantes do veleiro, foram feitas buscas domiciliárias em diversos lugares em Portugal, tendo sido detidos mais seis suspeitos.

Foi igualmente apreendida uma embarcação de recreio a motor no Algarve que servia para apoio e para o transbordo da droga, três viaturas, diverso equipamento sofisticado de comunicações, documentação relevante para a investigação, uma "significativa quantidade em numerário", várias 'wallets' de criptomoeda e joalharia e relojoaria "de elevado valor".

As autoridades não revelaram nomes nem a idade dos detidos, mas avançaram que o líder era um espanhol que se mudou há algum tempo de Espanha para Portugal e vivia entre Lisboa e o Algarve, acabando por ser detido na capital portuguesa.

Leia Também: Operação Cristal desmantela rede de narcotraficantes liderada por espanhol

Recomendados para si

;
Campo obrigatório