Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Comunidade Muçulmana Ismaili está de luto e em choque"

O porta-voz agradeceu ainda "às autoridades policiais pela prontidão e eficácia com que chegaram e recordou que "o professor que se encontrava na sala também foi atacado", tendo conseguido "dar o primeiro alerta para o que se estava a passar".

"Comunidade Muçulmana Ismaili está de luto e em choque"

Faizall Ali, membro do Conselho Nacional da Comunidade Muçulmana Ismaili, apontou, esta terça-feira, que a sua comunidade, conhecida "pela paz", está "de luto e em choque" face ao ataque que vitimou mortalmente duas pessoas no Centro Ismaili, em Lisboa, e feriu uma outra, além do atacante.

"Infelizmente, este ataque provocou a morte a duas pessoas da nossa comunidade, que muito estimávamos e que muito apoio davam a várias das nossas atividades", começou por dizer o responsável, em declarações aos jornalistas.

Faizall Ali recordou que "o professor que se encontrava na sala também foi atacado", tendo conseguido "dar o primeiro alerta para o que se estava a passar".

"A Comunidade Muçulmana Ismaili, conhecida pelos seus princípios de humanidade, paz e entreajuda, está de luto e em choque com estes trágicos acontecimentos", sublinhou, apresentando "as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas", aos quais já foi oferecido "todo o apoio possível, num momento tão doloroso".

"Gostaria ainda de agradecer às autoridades policiais pela prontidão e eficácia com que aqui chegaram, logo após terem sido alertadas. A Comunidade Muçulmana Ismaili está também emocionada pelas centenas de mensagens solidárias que nos têm chegado dos mais altos responsáveis políticos e de toda a sociedade civil. Confiamos no cabal esclarecimento dos acontecimentos que aqui tiveram lugar hoje e estamos, naturalmente, a colaborar com as autoridades nesse sentido", rematou.

Mariana Jadaugy, de 24 anos, e Farana Sadrudin, de 49 anos, foram identificadas como sendo as duas vítimas mortais do ataque desta terça-feira no Centro Ismaili, em Lisboa. As mulheres portuguesas foram atingidas por Abdul Bashir, um homem afegão que entrou na sala onde decorria uma aula, armado com uma faca.

Ambas acabaram por morrer no Centro Ismaili. O ataque feriu ainda um outro professor, que se encontra em estado grave no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O suspeito, que foi detido e baleado na zona da anca pela Polícia de Segurança Pública, foi transportado para o Hospital de São José, onde foi submetido a uma cirurgia. Neste momento, encontra-se “estável”, devendo permanecer internado durante algum tempo, devido à natureza dos ferimentos.

De acordo com um familiar de uma testemunha, os alunos tentaram travar uma agressão ao professor, à qual se seguiu o ataque fatal a Mariana e Farana. O homem terá, antes disso, ameaçado colocar termo à própria vida.

Leia Também: Mariana e Farana. Eis as vítimas mortais do ataque no Centro Ismaili

Recomendados para si

;
Campo obrigatório