Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Morreu Tomás 'Batazu'. Menino de 11 anos lutava contra uma leucemia

Criança, que estava em tratamento na China, morreu na quarta-feira, dia 8 de fevereiro.

Morreu Tomás 'Batazu'. Menino de 11 anos lutava contra uma leucemia

Tomás Lamas, o menino de 11 anos que lutava contra uma leucemia e emocionou o país no final do ano passado, morreu esta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, anunciaram os pais na conta de Instagram da família.

"O nosso filho já não está entre nós e partiu sem sofrer!", começaram por revelar os pais, numa publicação que conta também com um vídeo dos últimos momentos de Tomás, que se encontrava em tratamentos na China.

Na mesma partilha, feita na conta de Instagram Batazu Family, o casal revela que nos últimos momentos, Tomás teve ainda "um toque de génio". "O pai e a mãe são os meus gummy bears!", terão sido as últimas palavras do menino, a quem os portugueses doaram 350 mil euros para que este pudesse realizar um tratamento inovador com células Car-T.

Ainda segundo os pais, durante esta difícil batalha, Tomás deu "uma lição de vida de como estar sempre alegre e pronto para lutar", tal como é possível ver através do vídeo partilhado.

"Vamos ter muitas saudades das tuas malandrices e traquinices! Vamos ter saudades de vires à nossa cama! Vamos ter saudades dos teus sonhos e objetivos de ir aos restaurantes preferidos! Vamos ter saudades de tudo!
Um beijinho grande do pai, da mãe e dos manos!", lê-se ainda na publicação partilhada pelos pais de Tomás no Instagram.

A história de Tomás Lamas, cuja família adotou o apelido 'Batazu', por significar "guerreiro" em italiano, emocionou o país em novembro depois de os pais do menino terem feito um apelo na televisão e nas redes sociais. O filho sofria de uma leucemia mieloide aguda "muito agressiva" e a única esperança residia num tratamento inovador em Israel.

Os portugueses uniram-se e doaram à família Batazu 350 mil euros, um valor que foi reunido em apenas quatro dias. Contudo, o tratamento previsto não funcionou e, "sob a orientação da equipa médica de Israel encontrou-se uma alternativa mais eficaz", em Pequim, na China.

Apesar de já lá estar a fazer tratamentos, Tomás acabou por não resistir.

Leia Também: "Anjo da guarda". Dador de células estaminais conhece mulher que salvou

Recomendados para si

;
Campo obrigatório