Um homem de 44 anos foi detido, na quinta-feira, 10 de julho, em Torres Novas, por suspeitas de abusar sexualmente de duas crianças – filha e neta da companheira - durante anos.
Num comunicado enviado, esta sexta-feira, 11 de julho, ao Notícias ao Minuto, a Polícia Judiciária (PJ) revela que o suspeito começou por abusar sexualmente da enteada, entre 2010 e 2017, dos 11 aos 17 anos da vítima.
Neste caso, apesar da menor ter revelado os abusos no seio familiar, os mesmos não foram reportados às autoridades.
Em maio deste ano, a neta da companheira do agressor - e sobrinha da primeira vítima - revelou à mãe o que se estava a passar.
A menina, atualmente com 12 anos, confidenciou à progenitora, segundo a PJ, "que sofria abusos sexuais recorrentes, desde 2022, quando tinha apenas oito anos, por parte do companheiro da avó".
O caso foi reportado às autoridades. Após várias diligências e realização de buscas domiciliárias em Torres Vedras, o homem foi detido e acusado de abuso sexual de duas crianças.
Após ser presente a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Loures, foi-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa, a de prisão preventiva.
Uma em cada cinco crianças é vítima de violência sexual
Recorde-se que, de acordo com a Human Rights Channel do Conselho da Europa, uma em cada cinco crianças é vítima de violência sexual no continente europeu.
Estas agressões vão desde contactos físicos inapropriados ao assédio sexual, ou mesmo à violação e à exploração para fins de prostituição e pornografia.
De acordo com vários estudos, relacionados com o abuso sexual de menores, a maior parte das situações de violência sexual ocorre no contexto intrafamiliar.
Por essa razão, alertam os psicólogos, é essencial estar informado sobre o tema, "investir no conhecimento", e abordar esta problemática junto dos mais novos, "sem tabu".
Leia Também: Detido em Lisboa homem procurado em França por roubo e violação