Vídeo. Redes sociais tramam "fugitivo perigoso" apanhado em Portugal

Homem, que fugiu da prisão de Salamanca, Espanha, durante uma saída precária, foi encontrado pelas autoridades em Portugal, mais precisamente em Lagos, no Algarve, depois de ter publicado vários vídeos nas redes sociais.

Guardia Civil, detenção

© Guardia Civil

Natacha Nunes Costa
11/07/2025 10:55 ‧ há 9 horas por Natacha Nunes Costa

País

Guardia Civil

O cidadão espanhol, de 45 anos, detido na quarta-feira em Bensafrim, no concelho de Lagos, no Algarve, terá sido tramado pelas redes sociais.

 

De acordo com o jornal espanhol 20 Minutos, o homem, que estava evadido do Estabelecimento Prisional de Topas, Salamanca, onde cumpria pena por vários crimes graves, "aproveitou uma saída precária, em 2021, para fugir".

Durante todo este tempo, apesar de estar a tentar escapar à Justiça espanhola, o homem "manteve-se ativo nas redes sociais, publicando repetidamente mensagens ameaçadoras dirigidas tanto a juízes como a elementos da Guarda Civil envolvidos em sua acusação".

Adianta a Guardia Civil espanhola que o "perigoso fugitivo" também se envolveu num conflito com cidadãos pelos quais nutria "clara inimizade", culpando-os pelos problemas legais e expressando publicamente "intenções hostis em relação a eles". 

Num dos vídeos "mais alarmantes", o homem explicou em detalhe as etapas necessárias para fabricar um "poderoso explosivo".

Ainda segundo a Guardia Civil, a investigação tem sido "particularmente complexa", devido à forma como o fugitivo ocultou o seu paradeiro. No entanto, "uma análise exaustiva dos vídeos que ele publicou online permitiu aos investigadores extrair informações importantes, restringindo a área onde ele estava escondido, o que levou à sua localização em território português".

Após a confirmação do seu paradeiro, foram acionados os mecanismos europeus de cooperação policial e judiciária, tendo sido emitidos pela autoridade judiciária um Mandado de Detenção Europeu (MDE) e um Mandado Europeu de Investigação (DEI).

"Graças à coordenação entre a Guarda Civil e a Polícia Judiciária portuguesa, ambos os mandados foram executados com sucesso, levando à detenção do foragido", remata a Guardia Civil.

Nas redes sociais, as autoridades espanholas partilharam um vídeo da detenção, onde é possível ver o homem algemado a ser levado até um carro descaracterizado. Só no X as imagens já foram vistas mais de 10 mil vezes.

Em Portugal a detenção foi anunciada pela Polícia Judiciária (PJ), autoridade portuguesa que ajudou a Guardia Civil a deter o recluso evadido.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a PJ revelou que o homem foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, "que acabou por não cumprir por se ter evadido, aproveitando uma saída precária do estabelecimento prisional onde cumpria pena".

O crime remonta a 2018, quando, na província de Cáceres, "o detido desenvolveu uma relação de conflitualidade com os seus vizinhos", tendo "ameaçado de morte várias pessoas, contra as quais praticou várias agressões". A determinada altura, o homem chegou mesmo a espancar "uma das vítimas com uma pedra no crânio, causando-lhe ferimentos graves". 

Após a fuga, o cidadão espanhol refugiou-se no sul de Portugal, onde foi localizado e detido na quarta-feira, 9 de julho.

O detido já foi, entretanto, presente ao Tribunal Judicial de Évora, aguardando agora a sua transferência para as autoridades judiciárias espanholas para os devidos procedimentos legais no país.

Segundo o 20 Minutos, o homem será agora acusado de novos crimes de ameaça grave, posse ilegal de armas, obstrução da justiça, violação de pena e agressão a polícia.

Leia Também: Fugitivo detido pela PJ no Algarve. Cumpria pena em Espanha e escapou

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas