Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Mau tempo. Vieira da Silva convoca reunião com municípios mais afetados

O encontro, que visa avaliar as consequências das inundações provocadas pela chuva e a possível necessidade de apoios, terá lugar às 11h30 de sexta-feira.

Mau tempo. Vieira da Silva convoca reunião com municípios mais afetados
Notícias ao Minuto

20:50 - 08/12/22 por Daniela Filipe

País Mau tempo

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, convocou, esta quinta-feira, uma reunião com os municípios mais afetados pelas chuvas que assolaram a Área Metropolitana de Lisboa na noite de quarta-feira. O objetivo passa não só por avaliar as consequências das inundações provocadas pela chuva, como também pela possível necessidade de apoios.

"A ministra da Presidência reúne com a presidente da Área Metropolitana de Lisboa e com os municípios mais afetados para avaliar o impacto das cheias e eventual necessidade de apoios", lê-se em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A reunião terá lugar na sexta-feira, às 11h30, no edifício sede da Área Metropolitana de Lisboa.

Também esta quinta-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou esperar que sejam criados apoios para ajudar os mais afetados pelas cheias e inundações provocadas pela chuva, ao mesmo tempo que antecipou que o fim de semana vai "exigir a atenção das pessoas".

Nessa linha, o chefe de Estado previu que seja implementado um processo semelhante ao dos apoios dedicados à pandemia da Covid-19, ressalvando, contudo, que as entidades "estão a aprender".

De notar que, na noite de quarta-feira para quinta-feira, a Área Metropolitana de Lisboa foi atingida por chuvas intensas, registando-se várias ocorrências relativas a inundações em vários pontos, particularmente na zona de Alcântara, em Lisboa, e de Algés, em Oeiras. Foram ainda registados casos de realojamentos na Amadora e em Odivelas, assim como uma vítima mortal, em Algés.

Face a esta conjetura, a Câmara Municipal de Lisboa apelou, à semelhança do que fez na noite passada, para que os cidadãos permaneçam em casa, "exceto em situações de absoluta necessidade".

Recorde-se que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha elevado, nos distritos de Lisboa, Leiria, Setúbal, Santarém e Faro, os avisos de amarelo para laranja, a partir das 00h00 de sexta-feira, devido ao mau tempo. Contudo, o alerta foi antecipado para as 19h52, em Lisboa, Setúbal e Leiria.

[Notícia atualizada às 21h08]

Leia Também: Uma morte, inundações e estragos. As consequências do mau tempo em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório