Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Viana do Castelo. Iniciadas obras em prédio danificado por explosão

A recuperação do prédio onde hoje ocorreu uma explosão de gás de botija já estão a decorrer, sendo que os moradores vão continuar realojados "pelo menos mais uma semana" num hotel, disse o combate dos bombeiros sapadores.

Viana do Castelo. Iniciadas obras em prédio danificado por explosão
Notícias ao Minuto

18:39 - 07/12/22 por Lusa

País Viana do Castelo

Em declarações à agência Lusa, António Cruz adiantou que os trabalhos de reparação do telhado, portas e janelas dos 15 apartamentos e do prédio, com rés-do-chão e dois andares, já começaram, mas as dez famílias, num total de 19 pessoas, vão permanecer realojadas num hotel e em casas de familiares.

"Foi permitida a entrada dos moradores para recolherem alguns pertences, mas ainda não podem regressar às habitações. Há infraestruturas de água e luz que têm de ser vistoriadas com mais pormenor. Têm de existir condições de segurança plena para que as pessoas regressem às suas casas", disse António Cruz.

O responsável garantiu que o edifício "não sofreu danos estruturais", sendo que os trabalhos já iniciados têm como objetivo salvaguardar os apartamentos e o edifico da chuva que possa ocorrer nos próximos dias".

"Está a ser substituído toda a parte de alumínios, vidros, telhado, portas interiores e a porta de entrada no prédio", adiantou.

António Cruz referiu que a Polícia Judiciária concluiu a investigação para determinar a origem da explosão, seguida de incêndio, que ocorreu hoje pelas 06:20 e que fez um ferido grave.

O homem de 75 anos está internado no hospital de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. Segundo fonte daquela unidade hospitalar, a vítima, encontrava-se, pelas 16:00, "estável, mas com prognóstico reservado".

António Cruz acrescentou que "a autarquia está a suportar o realojamento das famílias num hotel da cidade e que, os proprietários e a empresa de condomínios ativaram os seguros para a realização das intervenções em curso no edifício".

Todos os 15 apartamentos do prédio sofreram danos, sendo que "alguns foram mais afetados, sobretudo no segundo piso, onde ocorreu a explosão".

O prédio fica situado na Rua arquiteto Ventura Terra, na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela), nas proximidades do campo de futebol do Sport Clube Vianense.

Segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, chegaram a estar no local 25 elementos, apoiados por 10 veículos.

Ao local comparecerem os bombeiros voluntários e sapadores, a PSP e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) estacionada no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

Leia Também: Famílias realojadas em hotel após explosão em prédio de Viana do Castelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório