Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Famílias realojadas em hotel após explosão em prédio de Viana do Castelo

As 10 famílias hoje retiradas de 15 apartamentos de um prédio em Viana do Castelo depois de uma explosão com gás de botija foram realojadas num hotel e em casas de familiares, disse fonte camarária.

Famílias realojadas em hotel após explosão em prédio de Viana do Castelo
Notícias ao Minuto

11:18 - 07/12/22 por Lusa

País Explosão

Segundo adiantou à agência Lusa fonte do pelouro da Coesão Social da Câmara de Viana do Castelo, das dez famílias, num total de 19 pessoas, sete agregados familiares (15 pessoas) foram realojados num hotel no centro da cidade e os restantes em casa de familiares.

A explosão no edifício com dois pisos e águas-furtadas, seguida de incêndio, ocorreu pelas 06:20 e fez um ferido grave. Pelas 08:00, o incêndio já tinha sido extinto pelos bombeiros.

Segundo o comandante dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, António Cruz, "todos os 15 apartamentos do prédio sofreram danos, sendo que alguns não dispõem de condições de habitabilidade".

O homem de 75 anos ferido com gravidade foi transportado para o hospital de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, sendo, segundo fonte daquela unidade hospitalar, a vítima, pelas 10:15, estava "a ser avaliada pela equipa médica".

A Polícia Judiciária foi chamada ao local para investigar a origem da explosão na cozinha de um apartamento situado no último andar do edifício.

O prédio encontra-se isolado e a ser alvo de peritagem por parte dos bombeiros sapadores e de técnicos municipais.

O prédio fica situado na Rua arquiteto Ventura Terra, na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela), nas proximidades do campo de futebol do Sport Clube Vianense.

Segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, chegaram a estar no local 25 elementos, apoiados por 10 veículos.

Ao local comparecerem os bombeiros voluntários e sapadores, a PSP e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) estacionada no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

Leia Também: Dezoito pessoas retiradas de prédio após explosão em Viana do Castelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório