Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Ílhavo vai criar zonas com limite de 30 km/hora nos centros urbanos

A Câmara de Ílhavo, no distrito de Aveiro, vai criar até ao final do ano "Zonas 30" e "Zonas de Coexistência" nos centros urbanos do município, anunciou hoje a autarquia, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

Ílhavo vai criar zonas com limite de 30 km/hora nos centros urbanos
Notícias ao Minuto

13:00 - 15/09/22 por Lusa

País Ílhavo

De acordo com informação municipal, passam a estar sinalizadas no centro histórico de Ílhavo como "zonas 30", em que o limite de velocidade é de 30 quilómetros por hora, as ruas Arcebispo Pereira Bilhano, Tenente Valadim, Serpa Pinto, Celestino Gomes, João Carlos Celestino Gomes, e João de Deus.

Na Gafanha da Nazaré, a sinalização será implementada num troço da Avenida José Estêvão, enquanto na Gafanha da Encarnação será colocada nas imediações da Junta de Freguesia, Extensão de Saúde e Escola do 1.º ciclo. Já na Gafanha do Carmo, serão abrangidas a zona envolvente da Igreja, Junta de Freguesia e Edifício Socioeducativo.

"Trata-se de zonas que promovem a deslocação a pé em segurança e a convivência entre os diversos modos de deslocação, sendo esta uma opção estratégica de valorização do peão e da bicicleta, procurando-se criar condições para que os peões se sintam em segurança, promovendo um quotidiano mais sustentável a todos os níveis", salienta a autarquia.

Além das "zonas 30", são também criadas "Zonas de Coexistência" na Avenida da Saudade e Avenida Manuel da Maia, ambas na Freguesia de São Salvador, "prevendo-se que no futuro sejam criadas mais zonas com estas características".

Uma "Zona de Coexistência" é uma zona da via pública partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito, designadamente em que os utilizadores vulneráveis podem utilizar toda a largura da via pública e onde os condutores "não devem comprometer a segurança ou a comodidade dos demais utentes da via pública, devendo parar se necessário".

Sete anos depois da última participação, o município de Ílhavo volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, com um programa de iniciativas para promover o uso da bicicleta, sensibilizar a comunidade para a mobilidade sustentável e sinalizar as zonas que privilegiem os peões e a circulação não motorizada. 

A Câmara Municipal de Ílhavo lança na sexta-feira, no seu 'website' e redes sociais, o "Mapa da Rede Ciclável", de forma a incentivar o uso da bicicleta nas deslocações quotidianas.

Durante a semana, a Escola Municipal de Educação Rodoviária (EMER) vai ao encontro da comunidade, "levando os carrinhos de educação rodoviária até fora de portas da escola", deslocando-se aos estabelecimentos de ensino e marcando presença na Praia da Barra, no Largo do Farol, na Costa Nova, na Calçada Arrais Ançã.

Leia Também: Câmara de Ílhavo conclui limpeza de passadiços da Praia da Barra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório