Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Câmara de Ílhavo conclui limpeza de passadiços da Praia da Barra

A Câmara de Ílhavo, no distrito de Aveiro, informou hoje que terminaram os trabalhos de remoção das areias dos passadiços da Praia da Barra, que haviam sido suspensos devido às críticas de associações ambientalistas.

Câmara de Ílhavo conclui limpeza de passadiços da Praia da Barra
Notícias ao Minuto

11:41 - 06/06/22 por Lusa

País Ílhavo

"O trabalho foi concluído após uma posição concertada com os grupos ambientalistas Quercus e Movimento 'Não Lixes', e com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA)", refere uma nota de imprensa municipal.

Segundo a autarquia, essa posição concertada "foi clara para a execução da limpeza dessas estruturas, com o propósito de direcionar a circulação pedonal, evitando outros percursos livres pelas dunas, preservando-as".

De acordo com a nota de imprensa, a APA informou o município de Ílhavo que, após a época balnear, irá procurar novas soluções para a manutenção dos passadiços.

"Estudar-se-ão intervenções mais duradouras, tendo em consideração o facto de os passadiços terem, ao longo dos últimos anos, desempenhado outra das suas funções, a da consolidação do cordão dunar", adianta o município.

Terminada a intervenção na praia da Barra, a Câmara de Ílhavo dá conta de que estão já a decorrer trabalhos de limpeza na praia da Costa Nova do Prado, bem como de substituição dos passadiços danificados em frente aos bares de praia, num investimento totalmente suportado pelo orçamento municipal.

"Esta ação teve como objetivo garantir a acessibilidade pedonal, incluindo a visitação por parte de pessoas com mobilidade reduzida, assegurando, em simultâneo, a conservação da natureza", salienta a autarquia.

Estão também a ser montados equipamentos, nomeadamente chuveiros, lava-pés e recipientes para deposição de resíduos, e, no âmbito do projeto "Município de Ílhavo - destino Turístico Acessível", estão a ser criadas duas zonas de sombreamento, uma em cada praia, como áreas de descanso e de usufruto da paisagem marítima.

"Este é um investimento municipal que visa a segurança de todos os munícipes nas praias da Barra e da Costa Nova do Prado, bem como de todas as outras pessoas que usufruem destes espaços e que diariamente nos visitam", realça a nota municipal.

Leia Também: Autarquia de Ílhavo suspende corte de relva. Eis o motivo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório