Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Num centro de refugiados polaco, Costa saúda "eficiência e solidariedade"

Primeiro-ministro esteve num dos maiores Centros de Registo para refugiados ucranianos.

Num centro de refugiados polaco, Costa saúda "eficiência e solidariedade"
Notícias ao Minuto

16:11 - 20/05/22 por Notícias ao Minuto

País Ucrânia/Rússia

O primeiro-ministro português, António Costa, visitou esta manhã, na Polónia, o Estádio Nacional, onde está instalado um dos maiores Centros de Registo para refugiados ucranianos.

Acompanhado pela presidente da Segurança Social polaca, partilhou nas redes sociais que aquele centro "já recebeu e encaminhou cerca de 3,6 milhões de refugiados ucranianos".

"Aqui está disponível informação sobre a possibilidade de serem acolhidos em #Portugal. A informação da Segurança Social portuguesa, em ucraniano, inglês e em polaco, explica o tipo de apoios para quem decidir deslocar-se para Portugal em busca da segurança, da paz e da esperança", escreveu António Costa no Twitter, numa altura em que se encontra de visita a Varsóvia, Polónia, antes de se dirigir à Ucrânia - uma visita sem data anunciada.

O primeiro-ministro saudou ainda "a eficiência e solidariedade" com que as autoridades e cidadãos da Polónia têm acolhido milhões de refugiados ucranianos

"É fundamental prosseguir a coordenação entre países da UE e apoiar os Estados na linha da frente", acrescentou.

Esta manhã, após reunião com o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, António Costa anunciou que Portugal vai disponibilizar para a Polónia 50 milhões de euros para ajuda humanitária

Costa diz ainda que o país está disponível para receber mais refugiados ucranianos e garante que, além do apoio financeiro e humanitário, Portugal poderá também fornecer ajuda material "seja em casas pré-fabricadas, seja com casas modulares, seja com ajuda alimentar".

Leia Também: "Temos condições para contribuir para a autonomia energética da Europa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório