Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Açores com "medidas corajosas" para "corrigir erros" do PS, diz PSD

A Comissão Política Regional do PSD considerou hoje que o Governo dos Açores tem tido "medidas corajosas" para "corrigir muitos erros herdados da governação socialista", nomeadamente na SATA, tranportadora aérea regional, e no transporte marítimo de passageiros e viaturas.

Açores com "medidas corajosas" para "corrigir erros" do PS, diz PSD
Notícias ao Minuto

17:31 - 07/05/22 por Lusa

País Governo Regional

"Este Governo Regional dos Açores mostra assim uma maior vitalidade para continuar na senda do desenvolvimento e corrigir muitos erros herdados do passado de uma governação do PS sobretudo na SATA e agora conforme se constata também na Atlânticoline", afirmou aos jornalistas vice-presidente do PSD/Açores, Pedro Nascimento Cabral, após a reunião da Comissão Política Regional, referindo-se também à recente remodelação no executivo regional.

Uma auditoria do Tribunal de Contas (TdC) ao serviço público de transporte marítimo de passageiros e viaturas dos Açores conclui pela reduzida taxa de ocupação e sobredimensionamento da oferta da operação sazonal da linha Amarela.

"As reduzidas taxas de ocupação registadas -- a mais elevada foi atingida em 2014, não ultrapassando os 23,3% -- indiciavam o sobredimensionamento da oferta imposta no âmbito da operação sazonal", refere o relatório do TdC a que a Lusa teve hoje acesso.

O documento aponta para uma procura "tendencialmente decrescente" desde 2005, notando que, de 2017 a 2019, 83,4% das verbas transferidas pelo Governo Regional (28 milhões de euros) foram absorvidas pelos défices de exploração da Linha Amarela, que disponibilizava o "transporte sazonal de passageiros e de viaturas entre todas as ilhas da Região, com exceção da ilha do Corvo".

A este propósito o vice-presidente do PSD/Açores sustentou que "a supressão da Linha Amarela" por parte do Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, "fica mais do que justificada pelo relatório do Tribunal de Contas".

"Portanto, o Governo Regional com medidas corajosas enfrenta esses desafios com coragem e com determinação, procurando trabalhar para arranjar uma solução mais eficaz e que sirva melhor as populações e naturalmente o erário público", vincou Pedro Nascimento Cabral, que é também presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, em São Miguel.

Pedro Nascimento Cabral disse ainda que a Comissão Política Regional do PSD salientou "com muito apreço" a recentemente remodelação no executivo dos Açores que "permite prosseguir com políticas reformistas e inovadoras" para continuar a desenvolver do ponto de vista social e económico a Região.

A Comissão Política Regional exortou, no entanto, o novo Governo da República do PS para que "honre os compromissos que tem para com a Região", em concreto para "a construção do novo estabelecimento prisional de Ponta Delgada, substituição do cabo de fibra ótima, financiamento da Universidade dos Açores" e "resolução definitiva do problema dos lesados do Banif e do aeroporto da Horta, no Faial".

"São compromissos que a República foi sempre assumindo com a Região Autónoma dos Açores, mas que nunca, enfim, os cumpriu. Por isso, e agora tendo uma maioria absoluta, exortamos que de fato o Governo da República honre, de uma vez por todas, estes compromissos que tem com a nossa Região Autónoma", sustentou o vice-presidente do PSD/Açores.

A Comissão Política Regional do PSD deixou ainda "um voto de solidariedade" para com a população de São Jorge, que regista desde 19 de março, uma crise sismovulcânica e com a adesão de todos os portos dos Açores à Rede Transeuropeia dos Transportes.

Pedro Nascimento Cabral indicou ainda que a Comissão Política Regional marcou para 14 de maio o Conselho Regional do PSD com vista à marcação da data das eleições diretas para o futuro líder do PSD/Açores e o Congresso Regional.

Leia Também: Açores. Deputado alerta para dados desatualizados no Plano de Turístico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório