Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Fim de semana de sol? AMN alerta para riscos do "mar de inverno"

Caso vá à praia, siga os conselhos da Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Fim de semana de sol? AMN alerta para riscos do "mar de inverno"
Notícias ao Minuto

18:54 - 15/04/22 por Notícias ao Minuto

País Agitação marítima

Com o tempo propício a uma ida à praia neste fim de semana de Páscoa, devido à subida das temperaturas prevista pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Autoridade Marítima Nacional (AMN) deixa conselhos para que evite “expor-se desnecessariamente” a riscos.

“É importante ter em conta que o mar nesta época do ano é um mar de inverno e apresenta um risco elevado, devido aos efeitos da agitação marítima”, começa por indicar a entidade, acrescentando que a sua morfologia alterada devido à ondulação forte cria “zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizadas nesta altura do ano”.

Nessa linha, o organismo recorda que as praias portuguesas não são vigiadas nesta época, pelo que “a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada”. Apela, assim, a que a população tenha “um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco”.

Ainda assim, perante a possível afluência às praias nos próximos dias, a AMN adianta que aumentará “a vigilância e fiscalização nas praias, com o objetivo de sensibilizar a população a evitar comportamentos de risco”.

Siga os conselhos da AMN:

  • Vigie permanentemente as crianças e não permita que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto;
  • Evite comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhando na areia molhada. Não vire as costas ao mar e ofereça sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda;
  • Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entre e peça ajuda através do 112, porque “a sua segurança começa em si”.

Leia Também: Páscoa e fim de semana prolongado? Saiba o que lhe reserva a meteorologia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório