Páscoa e fim de semana prolongado? Saiba o que lhe reserva a meteorologia

Termómetros quase a 'bater' nos 30ºC e céu pouco nublado. Eis o que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para os próximos dias.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
14/04/2022 15:22 ‧ 14/04/2022 por Notícias ao Minuto

País

Meteorologia

Esta quinta-feira começa, para muitos portugueses, um fim de semana prolongado. Em tempos de Páscoa, se está a pensar ir viajar pelo país ou se, pelo contrário, quer saber como aproveitar a sua cidade, fique a par do que a meteorologia lhe reserva. 

Hoje pode esperar céu em geral pouco nublado durante todo o dia, havendo uma "pequena subida da temperatura máxima", de acordo com as previsões que constam na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As temperaturas vão situar-se entre os 8ºC e os 19ºC no distrito do Porto, enquanto em Lisboa irão manter-se entre os 12ºC e os 22ºC. Faro é a zona mais quente do continente, com 13ºC de mínima e 25ºC de máxima. 

Na sexta-feira, a previsão vai manter-se. Conte com céu pouco nublado e "neblina ou nevoeiro matinal no litoral Norte e Centro", também com uma "pequena subida da temperatura máxima". 

Também no arquipélago dos Açores o IPMA espera "períodos de céu muito nublado com boas abertas", com possibilidade de aguaceiros, especialmente na madrugada e manhã. Já na Madeira, conte com "períodos de céu muito nublado, sendo por nuvens altas a partir da tarde".

Quanto a temperaturas, o Porto pode chegar aos 21ºC, enquanto as máximas em Lisboa e Faro subirão até aos 26ºC. Nos Açores, a máxima será de 19ºC e na Madeira situar-se-á nos 23ºC. 

E no fim de semana? 

O tempo quente e seco vai dominar o sábado e o domingo de Páscoa, com temperaturas um pouco incomuns para esta altura do ano. Com céu pouco nublado, Lisboa terá uma máxima de 26ºC no sábado, com esta a descer para 21ºC no dia seguinte. 

Já mais a norte, no Porto, o IPMA prevê "céu parcialmente nublado", com as mínimas em 10ºC e as máximas nos 19ºC. O calor vai também fazer-se sentir em Faro, onde os termómetros 'baterão' nos 27ºC durante o próximo fim de semana. 

Apesar de um céu um pouco mais nublado, a máxima vai fazer-se sentir nos distritos de Évora e Beja, que terão 28ºC. No domingo, de acordo com o IPMA, poderá, assim, contar com uma "pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste" e uma pequena subida no sotavento algarvio".

Nos Açores, conte com "períodos de céu muito nublado" nos dois dias, com as temperaturas a variarem entre os 13ºC e os 17ºC no sábado. Já na Madeira, o céu estará "geralmente pouco nublado" e ocorrerá uma "pequena subida da temperatura máxima" - estas irão situar-se próximo dos 25ºC. 

Leia Também: Seca: Chuva de março pôs fim à seca extrema, diz o IPMA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas