O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, mostrou-se, esta sexta-feira, "muito satisfeito" pela eleição do cardeal Robert Francis Prevost, como quem mantém uma "amizade", como Papa.
"Tivemos alguns percursos em comum quando eu era Superior Geral e ele também (...) Tivemos uma amizade desde esse tempo", disse D. José Ornelas, em declarações à TVI, referindo que é alguém por quem tem muita "estima".
O presidente da CEP admitiu estar "muito feliz", destacando que o agora Papa Leão XIV "é um homem que pode continuar a herança que nos deixou o Papa Francisco, mas, ao mesmo tempo, aprofundá-la em temas específicos".
"Ele é um homem discreto, não tão extrovertido como o Papa Francisco, mas o sentir é muito semelhante. É um homem muito sensível, muito sensível aos problemas, um homem com muita compreensão e humanismo - no dialogo com ele isso é muito evidente- , mas é um homem muito inteligente e preparado", sublinhou.
"É o homem que a Igreja precisava. Estou muito satisfeito", acrescentou.
D. José Ornelas revelou ainda que, enquanto cardeal, Robert Francis Prevost tinha aceitado ir a Fátima presidir uma peregrinação, algo que ainda espera que "possa acontecer".
" Se não vier de vermelho, que venha de branco", disse, ressalvando, contudo, que haverá "ocasião" para "conversar sobre isso" e que a agenda do novo Papa é que "conta".
Note-se que, ontem, a CEP emitiu um comunicado, no qual considerou que o Papa Leão XIV vai ser construtor de pontes para a paz e a justiça, e desejou a continuidade do caminho sinodal ao lado dos migrantes, dos pobres e dos marginalizados.
O cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, foi ontem eleito Papa, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.
Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Leia Também: Menina surpreendeu Papa e pediu-lhe o primeiro autógrafo. Eis o vídeo