"Leão XIV não é tão extrovertido como Francisco, mas sentir é semelhante"

Presidente da CEP fala no "homem que a Igreja precisava".

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
09/05/2025 08:47 ‧ há 6 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Vaticano

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, mostrou-se, esta sexta-feira, "muito satisfeito" pela eleição do cardeal Robert Francis Prevost, como quem mantém uma "amizade", como Papa. 

 

"Tivemos alguns percursos em comum quando eu era Superior Geral e ele também (...) Tivemos uma amizade desde esse tempo", disse D. José Ornelas, em declarações à TVI, referindo que é alguém por quem tem muita "estima". 

O presidente da CEP admitiu estar "muito feliz",  destacando que o agora Papa Leão XIV "é um homem que pode continuar a herança que nos deixou o Papa Francisco, mas, ao mesmo tempo, aprofundá-la em temas específicos". 

"Ele é um homem discreto, não tão extrovertido como o Papa Francisco, mas o sentir é muito semelhante. É um homem muito sensível, muito sensível aos problemas, um homem com muita compreensão e humanismo - no dialogo com ele isso é muito evidente- , mas é um homem muito inteligente e preparado", sublinhou. 

"É o homem que a Igreja precisava. Estou muito satisfeito", acrescentou. 

D. José Ornelas revelou ainda que, enquanto cardeal, Robert Francis Prevost tinha aceitado ir a Fátima presidir uma peregrinação, algo que ainda espera que "possa acontecer". 

" Se não vier de vermelho, que venha de branco", disse, ressalvando, contudo, que haverá "ocasião" para "conversar sobre isso" e que a agenda do novo Papa é que "conta". 

Note-se que, ontem, a CEP emitiu um comunicado, no qual considerou que o Papa Leão XIV vai ser construtor de pontes para a paz e a justiça, e desejou a continuidade do caminho sinodal ao lado dos migrantes, dos pobres e dos marginalizados.

O cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, foi ontem eleito Papa, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.

Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.

Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.

CEP diz que Leão XIV será

CEP diz que Leão XIV será "construtor de pontes para paz e justiça"

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considerou hoje que o Papa Leão XIV vai ser construtor de pontes para a paz e a justiça, e desejou a continuidade do caminho sinodal ao lado dos migrantes, dos pobres e dos marginalizados.

Lusa | 20:57 - 08/05/2025

Leia Também: Menina surpreendeu Papa e pediu-lhe o primeiro autógrafo. Eis o vídeo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas