Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

António Costa testa positivo à Covid-19. "Está sem sintomas"

O primeiro-ministro testou positivo ao SARS-CoV-2 num autoteste e depois num teste de antigénio, está sem sintomas e vai cumprir sete dias de isolamento.

António Costa testa positivo à Covid-19. "Está sem sintomas"
Notícias ao Minuto

14:38 - 01/02/22 por Beatriz Vasconcelos

País Costa

O primeiro-ministro, António Costa, testou positivo à Covid-19. A informação foi adiantada pelo seu gabinete, esta terça-feira, dando conta que o primeiro-ministro está assintomático, mas vai cumprir um período de isolamento de sete dias. 

"O primeiro-ministro efetuou hoje um autoteste de rotina à Covid-19 tendo tido um resultado positivo. Esse resultado foi já confirmado por um teste antigénio. Está sem sintomas e cumprirá um período de isolamento de sete dias", pode ler-se no comunicado enviado às redações.

O gabinete do primeiro-ministro adianta ainda que António Costa "já deu conhecimento do seu estado" ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje começa a ouvir os partidos depois dos resultados das Legislativas

De acordo com a CNN, também a mulher, Fernanda Tadeu, está infetada. Ao que indica o mesmo canal, Costa não vai ser substituído por se encontrar bem e continuará a trabalhar a partir de casa.

Marcelo vai ouvir até quarta-feira os oito partidos que conseguiram representação parlamentar nas eleições de domingo, tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro.

Hoje, serão ouvidos o Livre, às 15:00, o PAN, às 16:00, o BE, às 17:00, e o PCP, às 18:00, e na quarta-feira a Iniciativa Liberal, às 15:00, o Chega, às 16:00, o PSD, às 17:00, e o PS, às 18:00.

Estando em isolamento a partir de hoje, António Costa não poderá integrar a delegação do PS que será recebida na quarta-feira em Belém, pelo Presidente da República, no âmbito das audiências com vista à indigitação do primeiro-ministro.

Na qualidade de secretário-geral do PS, António Costa esteve nas últimas duas semanas em campanha eleitoral, com comícios e ações de rua com apoiantes, para as eleições legislativas deste domingo, que os socialistas venceram com maioria absoluta.

Esta é a primeira vez que o primeiro-ministro está infetado com o vírus que provoca a Covid-19, mas já esteve em isolamento no período do Natal de 2020.

A 17 de dezembro de 2020, António Costa iniciou um período de isolamento profilático preventivo, por ter estado dias antes no Palácio do Eliseu, em Paris, com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que testou positivo ao novo coronavírus.

Essa situação obrigou, na altura, ao cancelamento de duas visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau e a uma deslocação à República Centro-Africana para visitar os militares portugueses em missão neste país.

O PS venceu as legislativas de domingo com maioria absoluta, com 41,7% dos votos e 117 dos 230 deputados em território nacional - falta ainda atribuir os quatro mandatos dos círculos da emigração -, numas eleições em que o Chega se tornou a terceira força política e CDS-PP e PEV perderam representação parlamentar.

O artigo 187.ª da Constituição da República Portuguesa estabelece que "o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais".

[Notícia atualizada às 14h58]

Leia Também: No PS, Costa será "a figura mais importante a seguir a Mário Soares"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório