Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo regional abastece Porto Santo por avião devido a mau tempo no mar

O Governo da Madeira vai assegurar o abastecimento do Porto Santo por via aérea porque a ilha não recebe mercadorias há uma semana devido ao mau tempo na orla marítima do arquipélago, foi hoje anunciado.

Governo regional abastece Porto Santo por avião devido a mau tempo no mar
Notícias ao Minuto

19:27 - 20/01/22 por Lusa

País Mau tempo

"Face ao atual estado do tempo, cujas melhorias só estão previstas para domingo, e atendendo às necessidades de abastecimento do Porto Santo, o Governo Regional decidiu montar uma operação de transporte aéreo para o envio dos bens essenciais e perecíveis por via área para aquela ilha", lê-se numa nota enviada pelo gabinete do secretário da Economia à agência Lusa.

Citado no documento, Rui Barreto afirma que a "operação já está a ser montada, com contactos com um operador de aviões cargueiros, por forma a que ela se possa realizar já amanhã [sexta-feira]".

O governante adianta que o objetivo é assegurar "o abastecimento da população do Porto Santo de bens essenciais, produtos frescos e perecíveis, enquanto não é possível fazer por via marítima, o que se prevê possa vir a acontecer só no domingo, devido ao mau tempo e à forte ondulação que se tem feito sentir na região".

O responsável refere ainda que que a população daquela ilha "não recebe mercadorias há cerca de uma semana, devido às condições atmosféricas adversas que impedem a operação no porto de abrigo".

Por isso, o executivo madeirense de coligação PSD/CDS-PP "decidiu proteger a população, encontrando esta alternativa que será suportada pelo Governo Regional".

Rui Barreto deixa ainda um apelo para que os habitantes do Porto Santo "mantenham a serenidade e não corram para os supermercados, porque o açambarcamento de bens só irá perturbar o normalmente funcionamento desses espaços comerciais".

"Além de que se espera que a regularização do transporte de mercadorias ocorra já a partir de domingo", acrescenta.

O secretário regional sublinha ser "preciso que, neste momento, as pessoas tenham bom senso e a serenidade necessária, por forma a que os bens possam chegar a todos, de uma forma equitativa, sem alarmismos e sem açambarcamentos desnecessários".

No sábado, a capitania do Funchal emitiu avisos de agitação marítima e vento forte na orla marítima do arquipélago, que têm sido sucessivamente prolongados, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.

Já esta tarde, os avisos foram novamente prolongados até às 18:00 de sexta-feira.

Devido a estas condições marítimas adversas, a título excecional, três navios foram autorizados, na terça-feira, a descarregar bens perecíveis, animais vivos e contentores de gás, no porto de cruzeiros, no Funchal, visto que era impossível aportarem na infraestrutura do Caniçal.

Leia Também: Homem morre em queda num ribeiro na ilha da Madeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório