Meteorologia

  • 29 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

MAI. Costa diz que Van Dunem "com facilidade assume esta função"

Primeiro-ministro justifica escolha para substituir Eduardo Cabrita a dois meses de eleições e diz ter preferido "uma solução sólida, de transição".

MAI. Costa diz que Van Dunem "com facilidade assume esta função"
Notícias ao Minuto

11:29 - 04/12/21 por Notícias ao Minuto

País MAI

O primeiro-ministro António Costa justificou este sábado a escolha de Francisca Van Dunem para assumir o cargo de Eduardo Cabrita, após o ministro da Administração Interna ter anunciado a sua demissão, esta sexta-feira. 

António Costa diz ter preferido "uma solução sólida, de transição, e que decorrerá até às eleições" legislativas, dentro de dois meses. 

Para o primeiro-ministro, Van Dunem "é uma mulher que tem uma larga experiência na área da Administração Interna, toda a sua vida teve uma relação muito próxima com todas as forças de segurança e, ao nível europeu partilha o Conselho de Justiça e Assuntos Internos com o ministro da administração interna", por isso, justifica Costa, "com facilidade assume esta função". 

Sobre as eleições que se aproximam, Costa diz que em 2022 "teremos um novo modelo de governo, mais curto, mais ágil, mais adequado ao tempo que estamos a viver" e assume que, a ser eleito, terá um governo preparado "para os tempos desafiantes" que vivemos. 

"Os portugueses escolherão a solução governativa que desejam e desde logo o primeiro-ministro que desejam. Da minha parte o que tenho de pensar é que para estes tempos desafiantes temos de ter uma equipa renovada, mais robusta, ágil, com um novo modelo que a seu tempo será apresentado", conclui. 

Leia Também: Van Dunem substitui Cabrita e acumula funções até às Legislativas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório