Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Governo não garante condições para fixar médicos de família no SNS"

Federação Nacional dos Médicos diz que Ministério da Saúde não pode continuar "a não negociar com os sindicatos médicos" e apela a retoma de conversas.

"Governo não garante condições para fixar médicos de família no SNS"
Notícias ao Minuto

11:16 - 16/08/21 por Notícias ao Minuto

País Médicos

A Federação Nacional dos Médicos deixou, esta segunda-feira, duras críticas aos resultados do concurso nacional para a contratação de médicos de família recém-especialistas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

"O Governo não garante condições para fixar médicos de família no SNS", começou por apontar a federação, em comunicado. 

De acordo com a força sindical, o número de vagas preenchidas "ficou muito aquém do que seria desejável".

"Para 459 vagas, houve 447 candidatos, mas mais de 130 candidatos desistiram do processo - o que corresponde a cerca de 200 mil utentes que ficaram impossibilitados de ter médico de família"

Ainda segundo os dados da Federação Nacional dos Médicos, a situação "é particularmente preocupante a Sul do país".

"Na região de Lisboa e Vale do Tejo, nem metade das 230 vagas foram preenchidas, enquanto que no Alentejo (com 26 vagas a concurso) e no Algarve (28) a taxa de ocupação não chega aos 60%. Todas as 88 vagas foram preenchidas na região Norte e na região Centro ficaram por ocupar ainda 15% das 87 vagas disponíveis", é adiantado. 

Infelizmente, salientou também a federação, esta situação não é exclusiva deste concurso, "tendo vindo a repetir-se nos concursos anteriores e com os quais aparentemente nada se aprendeu".

Para a Federação Nacional dos Médicos, o responsável é assim o Governo, "que insiste em não apoiar devidamente o SNS e os seus médicos de família", que se encontram "completamente assoberbados com listas de utentes sobredimensionadas, num contexto em que é necessário conciliar o acompanhamento habitual aos seus utentes com a recuperação da atividade que não se realizou em 2020 e 2021, o atendimento e rastreio de casos suspeitos de Covid-19 e o apoio nos centros de vacinação".

"É preciso investir diretamente em condições de trabalho adequadas para os médicos do SNS ou continuaremos a assistir a esta lamentável perda de profissionais, formados no SNS e altamente qualificados", argumenta ainda a federação. 

Por fim, a Federação Nacional dos Médicos defendeu ainda que o Ministério da Saúde não pode continuar "a não negociar com os sindicatos médicos". "É fundamental que as negociações sejam retomadas, de forma séria e ponderada, de maneira a respeitar o trabalho dos médicos e a saúde dos seus utentes", pode ler-se na referida nota. 

Leia Também: Sindicato critica afastamento do delegado de saúde de Castro Marim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório