Um português de 22 anos foi detido, na segunda-feira, em Carcassonne, França, depois de ser intercetado pela polícia por conduzir em excesso de velocidade.
Pelas 18h30 locais (17h30 em Lisboa), os agentes da polícia francesa intercetaram um Renault Laguna que circulava a 137 km/h numa via onde o limite de velocidade é de 80 km/h.
Durante a abordagem dos agentes, um dos passageiros explicou aos polícias que o condutor, de nacionalidade portuguesa, não falava francês.
Ao abrigo da Lei de Orientação para a Mobilidade (Lom, sigla em francês), a viatura foi apreendida e o português foi encaminhado para a esquadra da polícia mais próxima, onde foi detido preventivamente "devido à barreira linguística", explica o L'independant.
As autoridades apuraram, depois, que o jovem de 22 anos reside na localidade francesa de La Redorte e não é titular de habilitação legal para conduzir no país.
Com a ajuda de um intérprete, o português admitiu que conduzia em excesso de velocidade, sendo que a barreira linguística não é impeditivo para interpretar os sinais indicativos do limite de velocidade. O jovem acabou por sair em liberdade e foi intimado para ser presente a juiz em janeiro de 2022.
Leia Também: Macron enfrenta com prudência homenagem a Napoleão