Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Freguesia de Matosinhos pede audiência ao Governo por fecho de ponte

A Junta de Freguesia de Matosinhos - Leça da Palmeira, no distrito do Porto, requereu hoje uma audiência urgente ao ministro das Infraestruturas e Habitação devido ao encerramento, por mais três semanas, da ponte móvel que liga aqueles dois locais.

Freguesia de Matosinhos pede audiência ao Governo por fecho de ponte
Notícias ao Minuto

14:42 - 30/04/21 por Lusa

País Matosinhos

Além disso, a junta vai exigir à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), responsável pela ponte móvel, que reforce o número de autocarros que, desde 30 de março, dia em que a travessia fechou para manutenção, transporta as pessoas entre as duas localidades, de modo a evitar aglomerações e menor tempo de espera, adiantou, em comunicado enviado à Lusa.

A ponte móvel de Leixões, no concelho de Matosinhos, que está encerrada ao trânsito automóvel e pedestre desde dia 30 de março e "previsivelmente" reabriria hoje, vai continuar fechada durante mais três semanas, anunciou na quinta-feira o presidente da APDL, em conferência de imprensa.

A ponte móvel encerrou para trabalhos de manutenção, nomeadamente para a mudança do cilindro do lado norte/nascente e da rótula sul/nascente (única que ainda não tinha sido substituída), trabalhos que já foram realizados e "com sucesso", disse Nuno Araújo.

Contudo, nos testes finais, foi detetada uma nova anomalia, o que obrigou a novos trabalhos e a adiar a reabertura da ponte.

O presidente da junta de freguesia, o socialista Pedro Sousa, considerou "incompreensíveis" as constantes avarias desta travessia que gera "brutais constrangimentos" no trânsito no acesso à Autoestrada 28 (A28), única saída direta de Leça da Palmeira para Matosinhos, Porto e concelhos limítrofes.

A população "não pode ficar isolada" a cada avaria, frisou.

Na sua opinião, estas avarias são "motivo mais do que suficiente" para se construir uma terceira ponte entre as duas margens e alargar a A28.

O alargamento da A28, entre a ponte de Leça (viaduto A28) e a rotunda AEP, poderia contribuir para diminuir os constrangimentos e libertar os centros urbanos do "trânsito infernal" todas as manhãs e finais de dia, embora tal careça de estudo e projeto, ressalvou Pedro Sousa.

"A situação já atingiu tal ponto de saturação e revolta por parte da população, que já não chegam as promessas de intervenções na ponte móvel ou proclamações pois, na verdade, tudo tem falhado", afirmou o autarca, citado no comunicado.

Dizendo não colocar em causa a importância estratégica do Porto de Leixões, Pedro Sousa considerou que, nos últimos tempos, tem falhado a "sã convivência" com a cidade porque os prolongados trabalhos de manutenção são comunicados tardiamente, não chegando a toda a população.

Durante o período de encerramento, e à semelhança do que acontece atualmente, o transporte entre as margens continuará assegurado por transportes fretados pela APDL que vão funcionar durante 24 horas, de 10 em 10 minutos durante o dia (das 07:00 às 22:00) e de 20 em 20 minutos durante a noite (das 22:00 às 07:00).

As paragens situam-se, em Matosinhos, no acesso nascente à ponte móvel (junto à paragem da Maré de Matosinhos) e, em Leça da Palmeira, por baixo da ponte (junto à paragem dos STCP).

Desde a sua inauguração, em julho de 2007, a ponte sofreu quatro avarias, nomeadamente em 2013, 2018, 2019 e 2020 associadas à "gripagem" prematura das rótulas principais de movimentação dos tabuleiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório