Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

GNR liberta 25 aves em cativeiro no logradouro de uma habitação em Leiria

Foram ainda "apreendidas duas armadilhas e uma rede invisível", utilizadas para a captura de aves.

GNR liberta 25 aves em cativeiro no logradouro de uma habitação em Leiria
Notícias ao Minuto

07:20 - 27/04/21 por Notícias ao Minuto

País Leiria

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Leiria, libertou, no passado sábado, 25 aves de espécies autóctones e exótica que se encontravam presas em cativeiro.

Os elementos do NPA, durante uma ação de patrulhamento, "detetaram 31 aves de espécies autóctones e exóticas em cativeiro no logradouro de uma habitação", é explicado numa nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Foram ainda "apreendidas duas armadilhas e uma rede invisível", utilizadas para a captura de aves no seu habitat natural.

No decorrer da operação, "foram libertadas 25 aves e restituídas ao seu habitat natural por se encontrarem em bom estado de saúde e sem ferimentos". As restantes aves, em estado debilitado, foram encaminhadas para o Centro de Recuperação de Aves Selvagens em Montejunto, para monitorização e recuperação do seu estado de saúde.

Os militares elaboraram ainda um "auto de contraordenação por detenção de espécies autóctones e cinegéticas em cativeiro e por detenção de espécime de espécie exótica sem o registo CITES", tendo sido remetido para o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Notícias ao Minuto [Local onde estavam as aves]© Guarda Nacional Republicana

Leia Também: Jovem e idoso detidos pela GNR por assaltos a residências

Recomendados para si

;
Campo obrigatório