Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Em teletrabalho? Fique com 12 dicas para ser produtivo e saudável

Direção-Geral da Saúde deixou algumas recomendações aos portugueses que atualmente se encontram a trabalhar a partir de casa devido à pandemia da Covid-19. Fique a par.

Em teletrabalho? Fique com 12 dicas para ser produtivo e saudável
Notícias ao Minuto

08:20 - 03/02/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Uma grande parte dos trabalhadores portugueses está, agora, a exercer a sua atividade a partir das suas casas. Se há quem pense que é mais 'confortável', há também quem queira regressar o mais depressa possível e recuperar os ritmos de quando tinha de se deslocar e trabalhar no escritório. Para ambos, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou, através das redes sociais, 12 dicas para um trabalho produtivo e saudável a partir de casa.

Primeiro, "mantenha a rotina diária". A Autoridade sublinha que "é importante a organização dos horários - acordar/deitar, início/fim do período de trabalho e refeições", não devendo nunca "descurar a higiene pessoal diária e o vestuário".

Valorize também "o descanso noturno e a higiene do sono para restabelecer as energias vitais e o equilíbrio pessoal".

Ponto dois: "Defina espaço para trabalhar". É importante "estabelecer um espaço que permita a concentração durante o trabalho e que facilite a desativação no final do dia", frisa-se.

E, neste seguimento, "adeque o seu ambiente de trabalho". Não se esqueça de manter o seu espaço "limpo e arrumado" e, de preferência, que este tenha "pouco ruído, uma temperatura confortável, arejado e com iluminação natural".

Deve ainda "evitar posições (posturas) de trabalho inadequadas". A DGS refere que tem de "procurar ajustar o mobiliário e os equipamentos de trabalho de forma a ter o maior conforto e bem-estar corporal".

A sugestão cinco vai no sentido de "(re)organizar o tempo de trabalho". Estabeleça "os períodos e as pausas de trabalho", sendo que as pausas "deverão implicar uma mudança de espaço". Importante é também saber "reconhecer os fatores de distração", como redes sociais ou televisão, e reduza-os no tempo de trabalho. Pode ainda realizar "uma lista de tarefas diárias para se sentir organizado, motivado e produtivo".

E "adapte o seu trabalho". Estabeleça "prioridades e objetivos de trabalho", aconselha a DGS, "apresentando-os e negociando-os com a sua chefia".

Quanto às fontes onde vai 'buscar' informação, procure as "fidedignas". Sendo importante "estar atualizado quanto à evolução da pandemia", esta "informação pode gerar ansiedade e preocupação acrescida". Deste modo, "evite consultar fontes de informação que não sejam oficiais".

Em oitavo, "ative e reforce a sua rede social de suporte". Use as novas tecnologias e telefonemas "para manter um contacto social regular" e até iniciativas como um "coffee break virtual poderão ser positivos no estreitar de relações".

E não use o estar em casa como 'desculpa': "Pratique exercício físico". Além de nos ajudar a manter "fisicamente ativos", como lembra a Autoridade, "evita o sedentarismo e favorece o bem-estar mental". O "recurso a exercícios online poderá ser um bom incentivo".

Não descure a "boa alimentação". Realizar "uma alimentação completa, variada e equilibrada e beber água com frequência são aspetos essenciais à saúde e ao bem-estar físico e mental". Evite o "lixo alimentar", mesmo em "situações de stress emocional".

Quando não está a trabalhar, "realize atividades aprazíveis". Coloque "em prática atividades que mais gosta de fazer e possíveis de realizar neste contexto de pandemia" e dê valor aos momentos diários: "Tomar um chá ou apanhar sol na varanda".

Por fim, deverá "informar e aconselhar-se com o serviço de saúde ocupacional do seu local de trabalho". "Emoções negativas - como tristeza, preocupação, ansiedade, desmotivação - podem ocorrer quando vivenciamos um distanciamento social" e, por isso, "se estas situações de prolongam no tempo e interferem com a sua atividade", deve procurar ajuda.

Leia Também: Cerca de 45 mil trabalhadores da administração central em teletrabalho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório