Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Alemanha decide apoio a Portugal no "início da semana"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Alemanha decide apoio a Portugal no "início da semana"
Notícias ao Minuto

07:04 - 31/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal registou, este domingo, 303 mortes e mais 9.498 novos infetados pelo SARS-CoV-2. O aumento de casos e elevada pressão nos hospitais levou a que fossem decretadas medidas reforçadas.

É isso que acontece a partir de hoje, com as fronteiras do país a estarem encerradas desde a meia-noite deste domingo. Ficam assim limitadas as deslocações para fora do território continental por qualquer meio de transporte, com exceção das ligações aéreas para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, assim como para casos relacionados com trabalho, regresso a casa, transporte de correio e de mercadorias e fins humanitários e de emergência.

Nos próximos 15 dias, mantém-se ainda as restantes restrições ligadas ao comércio, à restauração e à circulação entre concelhos. Também as escolas e creches se mantêm fechadas, com o ensino à distância a regressar a 8 de fevereiro.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de segunda-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h42 - Israel prolonga confinamento pela terceira vez. O Governo israelita decidiu hoje prolongar por mais cinco dias as medidas de confinamento que deveriam terminar à meia-noite, anunciaram o gabinete do primeiro-ministro e o ministério da Saúde em comunicado conjunto.

23h30 - Morreu investigador que inventou o 1.º teste de saliva para Covid-19. Andrew Brooks, que morreu no passado dia 23 de janeiro após um ataque cardíaco, tinha 51 anos de idade.

22h52 - Brasil reporta mais 552 óbitos, supera 9,2 milhões de casos confirmados. Ministério da Saúde brasileiro notificou, este domingo, mais 27.756 casos de infeção por novo coronavírus, uma descida em relação ao dia anterior (58.462). O número total de casos confirmados no país, desde 26 de fevereiro, é agora de 9.204.731. A tutela reporta ainda mais 559 mortos nas últimas 24 horas (ontem foram 1.279). O total de vítimas mortais acumuladas, por motivo do vírus SARS-CoV-2, é de 224.504.

22h51 - Nova Iorque reconhece disparidades raciais nas taxas de vacinação. Residentes negros e latinos de Nova Iorque estão a ser vacinados contra a Covid-19 em números muito inferiores aos brancos e asiáticos, reconheceu hoje o responsável municipal Bill de Blasio, prometendo alargar o acesso à vacina às diversas comunidades.

22h45 - Hospital Garcia de Orta passa a ter área de pré-triagem de ambulâncias. Uma área de pré-triagem de ambulâncias foi hoje instalada no Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, para fazer face à pressão assistencial à Covid-19, que já elevou a taxa de ocupação da unidade hospitalar a 323%.

22h40 - Novos protestos no Líbano contra medidas de confinamento. As rigorosas medidas de confinamento contra a Covid-19 levaram a novos protestos violentos na cidade libanesa de Trípoli, noticia a agência France-Presse (AFP), depois de vários dias de confrontos e manifestações contra as repercussões económicas resultantes destas decisões.

22h31 - "Estou radiante com o facto de 598.389 pessoas terem sido vacinas ontem". O secretário da Saúde, Matt Hancock, disse-se "radiante" com o recorde de pessoas vacinadas (com a primeira dose) num só dia, máximo atingido no sábado.

21h22 - Alemanha decide apoio a Portugal "no início da semana". O Ministério da Defesa da Alemanha vai decidir, no início da semana, o apoio que será enviado a Portugal para ajudar no combate à covid-19, depois de terminada uma missão exploratória ao país, disse hoje fonte oficial. De acordo com fonte do Ministério da Defesa, em declarações à agência Lusa, "os resultados estão a ser avaliados depois do regresso da equipa exploratória alemã", estando as "primeiras conclusões" previstas para "o início da próxima semana".

21h09 - AstraZeneca vai fornecer à UE nove milhões de doses adicionais. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen anunciou hoje que a AstraZeneca vai fornecer à UE mais nove milhões de doses adicionais da sua vacina contra a covid, num total de 40 milhões de doses, um aumento de 30%.

21h00 - Madeira com 94 novos casos e mais um óbito. A Madeira regista hoje mais 94 novos casos de covid-19, passando a contabilizar desde 16 março 5.178 infeções e mais uma morte elevando para 45 o numero de óbitos, refere a Direção Regional da Saúde.

20h36 - Protestos contra as restrições nos Países Baixos resultam em 34 detidos. A polícia holandesa deteve hoje pelo menos 34 pessoas em duas manifestações contra as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, em Amesterdão e Apeldoorn, depois de já se terem verificado motins na última semana.

20h33 - Estados Unidos ultrapassam os 440 mil mortos desde início da pandemia. Os Estados Unidos da América ultrapassaram hoje o total de 440.000 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo a mais recente contagem independente da Universidade John Hopkins, que contabiliza mais de 26 milhões de casos no país.

19h38 - Merkel reúne-se com farmacêuticas para discutir fornecimento de vacinas. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, reúne-se na segunda-feira com empresas farmacêuticas para discutir os problemas de fornecimento das vacinas contra a Covid-19, numa altura em que cresce um ambiente de tensão, frustração e desconfiança.

19h31 - França reporta mais 19 mil casos e 195 mortes em meio hospitalar. As autoridades sanitárias francesas reportam este domingo 19.235 novos casos de infeção, elevando o número total, desde o início da pandemia, para mais de 3,1 milhões de casos confirmados. O número total de mortes aumentou este domingo para 76.057, com mais 195 óbitos registados no último dia, em meio hospitalar.

19h20 - PS quer vacina já para Ferro e "vices", deputados aguardam. O PS propôs hoje que seja dada prioridade imediata à vacinação contra a Covid-19 do presidente, vice-presidentes do parlamento e que os restantes deputados sejam vacinados em fase posterior, "nas semanas e meses seguintes".

18h34 - Sir Tom Moore, que angariou milhões para o NHS, internado com Covid-19. O veterano da Segunda Guerra Mundial que conseguiu angariar 36,6 milhões de euros para o sistema de saúde britânico (NHS), e que recebeu distinção pelo feito, está hospitalizado com Covid-19.

Notícias ao Minuto Anúncio foi feito este domingo pela família© REUTERS/Peter Cziborra

18h10 - Reino Unido vacina número recorde de pessoas num dia. As autoridades britânicas vacinaram 598.389 pessoas no sábado, sendo este o maior número de inoculações num único dia, no país. O anterior recorde de pessoas a levar a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus era de 491.970.

18h06 - A avaria de um frigorífico num hospital de Seattle levou centenas às filas para vacinação, a meio da noite. Autoridades apelaram rapidamente aos residentes, para que não tivessem que descartar 1600 doses, e foram todas ministradas durante a noite.

Notícias ao Minuto Residentes de Seattle não faltaram à chamada das autoridades de Saúde.© David Ryder/Getty Images

18h05- Polícia belga deteve cerca de 350 manifestantes anti-confinamento. A polícia belga deteve hoje cerca de 350 pessoas em vários locais de Bruxelas por estas participarem em manifestações convocadas pelas redes sociais contra as medidas aplicadas na Bélgica para travar a pandemia por covid-19, noticia a EFE.

17h29 - Farmácia do Hospital do Funchal recebe 2.ª feira segundo lote de vacinas. A farmácia do Hospital Dr. Nélio Mendonça recebe segunda-feira as 17.500 vacinas da BioNTech/Pfizer contra a covid-19 que hoje chegaram à Madeira num voo regular da TAP, referiu uma fonte da Secretaria Regional da Saúde e da Proteção Civil.

17h28 - Hospitais do Centro registam 47 altas em 24 horas. A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro anunciou hoje que registou no sábado 47 altas, 42 em enfermaria e cinco em unidades de cuidados intensivos, nos hospitais públicos da região, com exceção para o distrito de Aveiro.

17h27 - Liberais pedem responsabilidades políticas a Costa por gestão nas vacinas. A Iniciativa Liberal (IL) exigiu hoje ao primeiro-ministro que assuma "as suas responsabilidades pela gestão calamitosa do plano de vacinação" contra a covid-19 e que está a "minar a confiança" dos portugueses no "combate à pandemia".

17h25 - Grécia regista primeiro caso de variante detetada na África do Sul. A Grécia detetou hoje o primeiro caso de infeção com a variante do novo coronavírus identificado na África do Sul, em Thessaloniki, refere a agência France-Press, citando a Organização Nacional de Saúde Pública (Eody).

17h23 - Hospital Garcia de Orta tem 242 internados, 27 em cuidados intensivos. O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, tem hoje 242 doentes infetados por SARS-CoV-2, dos quais 204 internados em enfermaria, 27 doentes em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 11 em Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD).

17h11 - Dubai lança programa para distribuir vacinas em "países emergentes". O Dubai lançou hoje uma iniciativa para acelerar a distribuição de vacinas contra a Covid-19 no mundo, sobretudo em "países emergentes", depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter apelado para que não se abandone os mais pobres.

16h56 - SIM lamenta que só hoje tenha sido pedida lista de suplentes. O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) lamentou que "só hoje" o Ministério da Saúde tenha mandado realizar uma lista de "suplentes" prioritários para vacinação contra a covid-19 para evitar a má utilização das vacinas.

16h51- Polícia dispersa protesto de hotelaria e restauração em Budapeste. A polícia de Budapeste dispersou hoje um protesto do setor da hotelaria e restauração em que se apelava à desobediência civil e a uma revisão das restrições impostas para conter a pandemia na Hungria.

16h45 - Itália reporta 11.252 novos casos e 237 mortes nas últimas 24 horas. A Proteção Civil italiana notificou este domingo o registo de mais 11.252 novos casos de infeção por novo coronavírus e mais 237 óbitos. O número total de mortes associadas à doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 é agora de 88.516, o segundo maior número de mortes associadas à Covid-19 na Europa, depois do Reino Unido (106.158, este domingo).

16h43 - Milhares manifestam-se em Viena contra restrições apesar da proibição. Cerca de 5.000 pessoas - incluindo neonazis e 'hooligans' - manifestaram-se hoje em Viena, violando as medidas sanitárias, contra o toque de recolher obrigatório e confinamento, decisões do Governo austríaco para tentar conter o novo coronavírus.

16h35 - China deteta novamente coronavírus em carne importada do Brasil. Uma análise realizada a carne suína congelada importada do Brasil deu positivo para o novo coronavírus responsável pela Covid-19 em Zhejiang, uma província do leste da China, divulgou hoje o regulador local.

16h33 - Reino Unido com mais 21 mil casos, ultrapassa 3,8 milhões de contágios. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico reporta este domingo mais 587 mortes associadas à Covid-19, uma grande descida em relação à véspera (1.200). O total de óbitos com teste positivo nos 28 dias anteriores é agora de 106.158. Foram contabilizados, ainda, mais 21.088 novos casos de contágio, uma descida depois de ontem terem sido reportadas 23.275 infeções.

15h28 - Utilização indevida de vacinas "mina a confiança" das pessoas no sistema. A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) saudou hoje a criação de uma lista de outras pessoas prioritárias para vacinação, considerando que a utilização indevida de vacinas contra a Covid-19 "mina a confiança das pessoas no sistema".

14h15 - Portugal com número máximo de internados, incluindo em cuidados intensivos. Há 6.694 pessoas internadas devido ao novo coronavírus, um aumento de 150 pessoas nas últimas 24 horas e um novo máximo desde o início da pandemia. Do número total de internados, 858 encontram-se em Unidades de Cuidados Intensivos (mais 15 do que ontem), também um novo máximo.

14h14 - O boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), deste domingo, indica que Portugal registou 303 mortes e mais 9.498 novos infetados pelo SARS-CoV-2, nas últimas 24 horas.

13h50 - "Já foram administradas 336.771 vacinas contra a Covid-19 em Portugal. Saiba como será convocado e outras informações sobre o processo de vacinação", pode ler-se na mais recente publicação na página oficial de Twitter, da República Portuguesa.

13h30 -O ministério da Defesa alemão confirmou que vai enviar pessoal e equipamento médico para Portugal. A ajuda chega ao nosso país depois de, segundo a Reuters, ter sido o próprio governo português a pedir ajuda à Alemanha.

O pedido acontece depois de, neste sábado, se ter anunciado que apenas sete do total de 850 camas em Unidade de Cuidados Intensivos estão disponíveis para receber doentes Covid-19.

13h15 - Milhares de judeus ultraortodoxos compareceram hoje ao funeral de um destacado rabino em Jerusalém, que morreu de covid-19, em clara violação do confinamento em vigor há mais de um mês em Israel, noticiou hoje a agência EFE.

13h10 - São Tomé e Príncipe registou, nas últimas 24 horas, onze novos casos positivos do novo coronavírus e aumentou a infeção para um total de 1. 256, indica o Boletim Diário Covid-19 hoje divulgado.

12h59 - A polícia austríaca impediu hoje uma manifestação da extrema-direita em Viena contra as medidas governamentais de combate ao coronavírus, para evitar a previsíveis "perturbações da ordem pública".

12h50 - Mais de 200 pessoas foram detidas em Bruxelas, na Bélgica, por participarem em manifestações não autorizadas contra as medidas de combate à pandemia de covid-19, disse hoje à AFP um porta-voz da polícia local.

Notícias ao Minuto Mais de 200 detidos na Bélgica em protestos contra medidas contra a Covid© Reuters

12h42 - O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar teve alta hospitalar, depois de ter estado internado desde segunda-feira com covid-19 e vai ficar a trabalhar em casa, informou hoje o município.

12h21 - Áustria vai receber doentes portugueses nos cuidados intensivos. O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, anunciou hoje que o seu país vai receber doentes portugueses em cuidados intensivos por Covid-19, em sinal de "solidariedade europeia", refere a agência EFE.

12h06 - O surto de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Fronteira, no distrito de Portalegre, já provocou duas mortes, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição, Jaime Teles.

12h05 - Israel aprovou a transferência de 5.000 doses da vacina contra a Covid-19 para imunizar os profissionais de saúde que estão na linha da frente da Palestina, confirmou hoje o gabinete do ministro da Defesa, Benny Gantz.

11h52 - Ministério da Saúde "considera inaceitável utilização indevida de vacina". Gabinete de Marta Temido acaba de definir que entidades responsáveis pela operacionalização do plano de vacinação devem ter uma lista de outras pessoas prioritárias a quem poderão administrar as vacinas, no caso de impossibilidade de administrar a vacina às pessoas inicialmente definidas.

11h26 - Fisioterapeutas apoiam UCI no combate à Covid-19 no Médio Tejo. No Centro Hospitalar do Médio Tejo, uma equipa de fisioterapeutas juntou-se à Unidade de Cuidados Intensivos e diariamente presta cuidados de saúde a doentes infetados pelo SARS-Cov-2 .

Num vídeo registado pelo próprio centro hospitalar, uma das profissionais revela que o seu papel é "ajudar os doentes" e tentar "diminuir o tempo que estão internados nesta unidade".

11h11 - A Rússia registou 18.359 novos casos de Covid-19 e 485 mortes nas últimas 24 horas, elevando o total de casos para 3.850.439 e o de vítimas mortais para 73.182.

10h55 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda que para evitar o desperdício de doses da vacina contra a Covid-19 deve vacinar-se "qualquer pessoa elegível", mas respeitando a ordem de prioridades "na medida do possível".

A normal da DGS foi publicada no mesmo dia em que o diretor regional do INEM no Norte, António Barbosa, assumiu que tinha autorizado a vacinação de 11 funcionários de uma pastelaria próxima, tendo rejeitado que se tratasse de favorecimento, mas sim para evitar o desperdício das doses de vacina.

10h24 - Bastonária da Ordem dos Enfermeiros acusou mulher de Jorge Botelho e família de terem passado à frente na lista de vacinação contra a Covid-19. Acusação essa que o Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho, "desmente e repudia".

Numa nota enviada à comunicação social, o governante refere que a "informação é totalmente falsa" e que o objetivo da bastonária dos enfermeiros é "colocar em causa a honestidade do Secretário de Estado e da sua mulher, a quem não foi administrada qualquer dose da vacina".

10h20 - Já foram administradas mais de 330 mil vacinas em Portugal, divulgou, este sábado, o Serviço Nacional de Saúde.

08h55 - Os especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que estão a investigar a origem do novo coronavírus, visitaram, este domingo, o mercado de Wuhan, na China.

Terá sido neste local que, há um ano, se produziu o primeiro surto da doença e que acabou por provocar a pandemia que se vive atualmente a nível global.

08h33 - Adjunto de Jorge Jesus relata drama vivido com a Covid-19. Márcio Sampaio, treinador-adjunto de Jorge Jesus no Benfica, recorreu, este domingo, às redes sociais para anunciar que irá regressar ao trabalho, aproximadamente, um mês depois de ter sido diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus.

08h32 - O adiamento de consultas, exames e cirurgias está a preocupar os doentes africanos em Portugal, que entendem os constrangimentos impostos pela pandemia, mas receiam o agravamento da sua doença, enquanto se debatem com recursos cada vez mais limitados.

08h31 - A Covid-19 aumentou o número de sinalizações para a linha de emergência social de doentes lusófonos que estão em Portugal através dos acordos na área da saúde, segundo a presidente de uma instituição que apoia esta população mais vulnerável.

08h28 - As novas medidas de contenção da pandemia de covid-19 entraram em vigor às 00h00 de hoje, impondo regras para quem pretende entrar ou sair de Portugal continental e retomando o ensino à distância a partir de 08 de fevereiro.

07h07 - A Alemanha registou 11.192 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 399 mortes nas últimas 24 horas. De acordo com os dados do Instituto Robert Koch, o país contabiliza um total acumulado de 2.216.363 casos confirmados e 56.945 vítimas mortais desde o início da pandemia.

07h10 - A organização não-governamental (ONG) FundaRedes (FR) denunciou, no sábado, um aumento da violência em seis estados da Venezuela, no último trimestre do ano passado, apesar das medidas restritivas impostas devido à pandemia da covid-19.

07h07 - Os Estados Unidos registaram 3.188 mortes causadas pela covid-19 e 163.718 casos nas últimas 24 horas, indicou, no sábado, a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h05 - O México registou 1.495 mortos devido à covid-19 e 15.337 casos nas últimas 24 horas, disseram no sábado as autoridades mexicanas.

07h04 - O conselho diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) "aceitou o pedido" do diretor regional no Norte, que colocou o lugar à disposição após autorizar a vacinação contra a covid-19 de profissionais de uma pastelaria no Porto.

O diretor regional do INEM no Norte, António Barbosa, assumiu no sábado que tinha autorizado a vacinação de 11 funcionários de uma pastelaria próxima, tendo rejeitado que se tratasse de favorecimento, mas sim para evitar o desperdício das doses de vacina.

07h03 - A Comissão de Saúde da China informou hoje ter diagnosticado 92 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 73 por contágio local no nordeste do país.

07h00 - Bom dia! Acompanhe todas as incidências relacionadas com o vírus neste registo. Recorde o anterior aqui.

Leia Também: Portugal regista mais 293 mortes e 12.435 novos casos de Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório