Meteorologia

  • 19 MAIO 2021
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

OMS visitou hoje mercado de Wuhan, onde teve origem a pandemia

Visita para estudar origem do vírus obrigou a longas negociações com Pequim

OMS visitou hoje mercado de Wuhan, onde teve origem a pandemia

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que estão a investigar a origem do novo coronavírus, visitaram, este domingo, o mercado de Wuhan, na China.

Terá sido neste local que, há um ano, se produziu o primeiro surto da doença e que acabou por provocar a pandemia que se vive atualmente a nível global.

O mercado de venda de animais vivos está encerrado desde janeiro de 2020 e os seguranças do espaço desde então só terão aberto as portas do mercado para os elementos da OMS, esta manhã, refere a AFP.

A investigação no terreno, que a China levou mais de um ano a autorizar, é extremamente sensível para o regime comunista, cujos órgãos oficiais têm promovido teorias que apontam para que o vírus tenha tido origem em outros países.

A visita dos especialistas acontece depois de longas negociações com Pequim, que incluíram uma rara reprimenda por parte da OMS, que afirmou que a China estava a demorar muito para fazer os arranjos finais.

"Todas as hipóteses estão sobre a mesa enquanto a equipa segue a ciência no seu trabalho para entender as origens da Covid-19", afirmou a OMS.

A determinação da origem do vírus pode levar anos. Determinar o reservatório animal de um surto normalmente requer pesquisa exaustiva, incluindo amostras de animais, análises genéticas e estudos epidemiológicos.

Leia Também: OMS visita hospital de Wuhan onde primeiros pacientes foram tratados

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório