Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Venezuela: ONG denuncia que violência está a aumentar em seis estados

A organização não-governamental (ONG) FundaRedes (FR) denunciou, no sábado, um aumento da violência em seis estados da Venezuela, no último trimestre do ano passado, apesar das medidas restritivas impostas devido à pandemia da covid-19.

Venezuela: ONG denuncia que violência está a aumentar em seis estados
Notícias ao Minuto

06:35 - 31/01/21 por Lusa

Mundo Violência

De acordo com o relatório "Curva de violência no quarto trimestre de 2020", apresentado numa conferência de imprensa virtual da FR, os seis estados em causa são Amazonas, Apure, Bolívar, Falcón, Táchira e Zúlia.

O mesmo documento indicou que os casos de desaparecimento e de sequestros aumentaram de 11 para 69, ou 527%, tendo o estado de Táchira registado 26 casos, seguido por Bolívar (16), Apure (dez), Zúlia (nove), Falcón (seis) e Amazonas (dois).

O relatório documentou 284 homicídios, número sem alterações em relação a igual período do ano anterior, com o estado de Zúlia a registar 133, Bolívar com 68, Táchira com 38, 37 em Falcón, cinco em Apure e três em Amazonas.

De acordo com a ONG de defesa dos direitos humanos, o Estado venezuelano "pretende ocultar" a situação, "negando as estatísticas reais" que atribuiu "ao resultado da emergência complexa" no país "evidenciado pela destruição do sistema de saúde, a paralisação educativa e as constantes falhas nos serviços públicos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório