Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Presidência da UE: Portugal quer fazer avançar Bússola Estratégica da UE

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, identificou hoje a adoção de conclusões sobre a Bússola Estratégica da União Europeia como uma prioridade da presidência portuguesa do Conselho em matéria de política comum de segurança e defesa.

Presidência da UE: Portugal quer fazer avançar Bússola Estratégica da UE
Notícias ao Minuto

11:43 - 28/01/21 por Lusa

País Presidência

"A Bússola Estratégica será objeto de discussão em momentos políticos relevantes da nossa presidência: desde o Conselho Europeu às reuniões de ministros de Defesa e de ministros dos Negócios Estrangeiros. Esperamos aprovar conclusões sobre a bússola estratégica no Conselho de ministros da Defesa no dia 04 de maio", referiu Gomes Cravinho durante uma audição na Subcomissão da Segurança e da Defesa do Parlamento Europeu (PE).

Frisando que o desenvolvimento de uma política comum de segurança e defesa está "em linha" com as expectativas dos cidadãos europeus, o ministro da Defesa sublinhou também que se trata de um "domínio relativamente recente para a UE" e que, como tal, precisa de "documentos orientadores que estabeleçam os parâmetros" das "ambições" e dos "instrumentos fundamentais para a realização" daquilo que a UE.

"Nesse sentido, a Bússola Estratégica corresponde (...) a uma necessidade especifica do momento que vivemos e Portugal está plenamente empenhado no desenvolvimento deste documento que visa traduzir as prioridades da estratégia global da UE num conceito estratégico operativo para a política comum de segurança e defesa", destacou.

Apresentada pelos ministros da Defesa da UE em junho de 2020, a Bússola Estratégica abarca três fases: uma análise de ameaças à UE, o estabelecimento de objetivos estratégicos para reforçar a UE enquanto ator de segurança e defesa e a criação de orientações políticas para procedimentos de planeamento militar.

Finda a fase da análise de ameaças, apresentada ao Conselho de ministros da Defesa em novembro de 2020, Gomes Cravinho referiu que Portugal irá, durante a sua presidência, "contribuir para o trabalho de redação que o Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE) está a levar a cabo" e procurar "estimular, articular e cristalizar o necessário diálogo entre Estados-membros".

Para tal, irá contribuir para a discussão entre Estados-membros com "propostas concretas", mas também com "eventos públicos em Lisboa e em Bruxelas, estimulando o debate na sociedade europeia".

Referindo que, segundo o "calendário estabelecido", a Bússola Estratégica será aprovada "na primeira parte de 2022, durante a presidência francesa", o ministro salientou assim que a fase atual é "importante" para que se tragam para o debate "diferentes visões sobre as temáticas da defesa europeia".

"Para que a Bússola Estratégica não seja apenas um documento burocrático que representa o mínimo denominador comum, mas sim uma ferramenta prática para a nossa ação no mundo e um contributo para a consolidação de uma cultura estratégica europeia", referiu.

Leia Também: Portugal tem "condições excecionais" para liderar diálogo UE-Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório