Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Preparado para se despedir do outono? Inverno chega esta segunda-feira

O inverno chega esta segunda-feira e na bagagem traz chuva, neblina ou nevoeiro.

Preparado para se despedir do outono? Inverno chega esta segunda-feira
Notícias ao Minuto

08:12 - 21/12/20 por Filipa Matias Pereira

País Inverno

O Solstício de Inverno - fenómeno astronómico que marca o início da estação do ano - acontece esta segunda-feira, dia 21 de dezembro, às 10h02, e marca o início da estação no hemisfério norte.

Esta é, recorde-se, a estação do ano mais fria, apesar de, como indica o Observatório Astronómico de Lisboa, a Terra vir a estar o mais perto do sol a 2 de janeiro. Esta segunda-feira, pode ler-se numa nota partilhada no portal do Observatório, o sol estará o mais baixo possível no céu em Lisboa e, aquando da sua passagem meridiana, atingirá a altura mínima de 28°.

Sugere-se que aproveite bem esta segunda-feira, já que a "duração do dia no Solstício de Inverno é a mais curta". Hoje, o sol nasceu às 07:51:19 e irá pôr-se às 17:18:23 horas em Lisboa. O dia terá a duração de 09:27:04 horas.

Para este primeiro dia de inverno, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) prevê chuva, neblina ou nevoeiro, a persistir em alguns locais do Norte e Centro. Os termómetros deverão registar uma pequena subida da temperatura mínima no Norte e Centro.

Leia Também: Encontrado corpo de jovem desaparecido após derrocada de prédio em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório