Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Campanha 'Quartel Electrão' teve o melhor resultado de sempre

Apesar da pandemia, foram recolhidas 1.600 toneladas de pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados.

Campanha 'Quartel Electrão' teve o melhor resultado de sempre
Notícias ao Minuto

18:03 - 02/12/20 por Filipa Matias Pereira

País Electrão

A campanha 'Quartel Electrão' conseguiu alcançar o melhor resultado de sempre ao recolher 1.600 toneladas de pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados. Os equipamentos foram entregues nos quartéis de bombeiros portugueses de janeiro a outubro.

Este ano, apesar da pandemia de Covid-19, a iniciativa promovida pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos teve resultados que "superaram as expectativas". Em comunicado enviado às redações, a entidade organizadora da campanha revela que falta ainda contabilizar as recolhas efetuadas durante o mês de novembro, "mas já se pode afirmar que este é um dos melhores resultados de sempre".

“Trata-se de uma quantidade considerável de resíduos recolhidos num ano atípico em que a pandemia nos confinou a quatro paredes. Apesar disso, os bombeiros mantiveram-se sempre em alerta. A cumprir o serviço público, em defesa das populações e em proveito do ambiente”, sublinha o diretor-geral do Electrão – Recolha e Reutilização, Ricardo Furtado.

Este ano, a corporação que mais resíduos recolheu será galardoada com um veículo ligeiro de combate a incêndios florestais. Já a associação que ficar em segundo lugar terá direito a 5 mil euros convertíveis em equipamentos de proteção florestal.

Quem tiver recolhido mais pilhas e lâmpadas irá receber um prémio monetário de 1.500 euros. Para além disso, esclarece ainda o comunicado, "a corporação estreante que reuniu a maior quantidade irá receber 750 euros em cartões pré-pagos de combustível. Os resultados e os quartéis vencedores vão ser anunciados no próximo mês de janeiro".

A campanha, sublinhe-se ainda, tem como "objetivo envolver as associações humanitárias de bombeiros voluntários na sensibilização da população para a necessidade de encaminhar os equipamentos elétricos usados, de forma a assegurar a sua descontaminação e reciclagem".

Leia Também: Electrão vai recolher pilhas e baterias usadas em 48 horas pelos CTT

Recomendados para si

;
Campo obrigatório