Meteorologia

  • 29 NOVEMBRO 2020
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 14º

Edição

Sabe o que fazer em caso de emergência? O INEM explica

Para ajudar deve manter a calma.

Sabe o que fazer em caso de emergência? O INEM explica

O INEM explicou aos seguidores da sua página de Facebook como devem agir em caso de emergência. Conselhos estes que partilhamos agora consigo, porque, tal como salienta o instituto, “há gestos que salvam”.

Como é do conhecimento da maioria da população, a primeira coisa a fazer é ligar para o Número Europeu de Emergência – 112. Ao fazer esta chamada será atendido por uma Central de Emergência da Polícia de Segurança Pública (PSP), que encaminha para o INEM as chamadas que à saúde digam respeito.

Após receber a chamada, o INEM inicia o processo de localização, triagem e aconselhamento.

Para ajudar, sublinha o instituto, “basta manter a calma e responder às questões colocadas pelos operadores, seguindo todas as indicações”.

Deve ainda assim informar “de forma simples e clara” a localização exata, sempre que possível, com indicação de pontos de referência, pois esta é imprescindível para enviar a ajuda necessária, devendo ser o mais completa possível.

O INEM apela ainda que saiba de cor o número de telefone do qual está a ligar e que informe durante a chamada que tipo de situação se trata, por exemplo, se é uma doença, um acidente, um parto.

Deve ainda indicar o sexo e a idade aparente das pessoas que necessitam de socorro, assim como as principais queixas e alterações que observa.

“Só assim é possível o INEM enviar os meios de socorro adequados à condição clínica das vítimas, ajuda que pode passar pelo acionamento de ambulâncias, viaturas médicas, motociclos de emergência médica, helicópteros, entre outros.

E o que não deve fazer?

- Nunca desligar a chamada de emergência até que lhe digam que o pode fazer;

- Não fazer chamadas falsas para o 112. Use este número apenas em caso de emergência.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório