Sabe o que fazer em caso de emergência? O INEM explica

Para ajudar deve manter a calma.

Última Hora

© Facebook

Notícias Ao Minuto
22/11/2020 20:03 ‧ 22/11/2020 por Notícias Ao Minuto

País

INEM

O INEM explicou aos seguidores da sua página de Facebook como devem agir em caso de emergência. Conselhos estes que partilhamos agora consigo, porque, tal como salienta o instituto, “há gestos que salvam”.

Como é do conhecimento da maioria da população, a primeira coisa a fazer é ligar para o Número Europeu de Emergência – 112. Ao fazer esta chamada será atendido por uma Central de Emergência da Polícia de Segurança Pública (PSP), que encaminha para o INEM as chamadas que à saúde digam respeito.

Após receber a chamada, o INEM inicia o processo de localização, triagem e aconselhamento.

Para ajudar, sublinha o instituto, “basta manter a calma e responder às questões colocadas pelos operadores, seguindo todas as indicações”.

Deve ainda assim informar “de forma simples e clara” a localização exata, sempre que possível, com indicação de pontos de referência, pois esta é imprescindível para enviar a ajuda necessária, devendo ser o mais completa possível.

O INEM apela ainda que saiba de cor o número de telefone do qual está a ligar e que informe durante a chamada que tipo de situação se trata, por exemplo, se é uma doença, um acidente, um parto.

Deve ainda indicar o sexo e a idade aparente das pessoas que necessitam de socorro, assim como as principais queixas e alterações que observa.

“Só assim é possível o INEM enviar os meios de socorro adequados à condição clínica das vítimas, ajuda que pode passar pelo acionamento de ambulâncias, viaturas médicas, motociclos de emergência médica, helicópteros, entre outros.

E o que não deve fazer?

- Nunca desligar a chamada de emergência até que lhe digam que o pode fazer;

- Não fazer chamadas falsas para o 112. Use este número apenas em caso de emergência.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas