Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Bolseiros convocam para terça-feira protesto contra "cortes brutais"

A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) convocou hoje uma concentração para terça-feira, junto à sede da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em Lisboa, contra os "cortes brutais" das bolsas do concurso de 2013.

Bolseiros convocam para terça-feira protesto contra "cortes brutais"
Notícias ao Minuto

16:51 - 15/01/14 por Lusa

País Lisboa

O vice-presidente da ABIC, João Pedro Ferreira, disse à agência Lusa que o concurso de 2013 atribuiu 298 bolsas individuais de doutoramento, menos 900 face a 2012, e 208 bolsas individuais de pós-doutoramento, menos 469 comparativamente a 2012.

Segundo João Pedro Ferreira, os resultados foram comunicados pela FCT, na terça-feira passada, a cada um dos candidatos.

A fonte precisou que, ao concurso individual de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento de 2013, concorreram cerca de 3.500 candidatos para doutoramento e 2.100 para pós-doutoramento.

João Pedro Ferreira referiu que a FCT concedeu 400 bolsas de doutoramento, ao abrigo dos programas doutorais, criados em 2013, mas que, ressalvou, ao contrário das bolsas individuais, estão confinados a cursos específicos, não sendo, por isso, tão abrangentes.

Aos candidatos que ficaram de fora, a ABIC só aponta dois caminhos: emigração ou desistência da investigação.

"É inaceitável admitir-se simplesmente que milhares de candidatos se vejam agora sem emprego e sem forma de sustento, sendo muitos obrigados a desistir de trabalhar na investigação ou forçados a emigrar", frisa a Associação de Bolseiros de Investigação Científica em comunicado, hoje divulgado, sustentando que os "cortes brutais" revelam "uma política de desinvestimento" e "o desaproveitamento de dinheiros públicos".

Na nota, a ABIC desafia candidatos e bolseiros a concentrarem-se, na terça-feira, junto à sede da FCT, sob o lema: "Contra os Cortes na Ciência e no Emprego Científico, Exigimos Soluções!".

A Lusa procurou, sem sucesso até ao momento, obter uma reação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que atribui as bolsas, aos cortes apontados pela ABIC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório