Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Da sala de espera ao acompanhante, DGS explica como proceder no dentista

Em todas as ocasiões, deverá ainda sempre manter o distanciamento de, pelo menos, 1,5 a 2 metros "das outras pessoas presentes" no local.

Da sala de espera ao acompanhante, DGS explica como proceder no dentista
Notícias ao Minuto

19:15 - 03/06/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Tem uma consulta marcada no dentista? A Direção-Geral de Saúde partilhou, esta quarta-feira, algumas das normas que todos os utentes devem seguir quando tiverem de ir a clínicas, consultórios e serviços de saúde oral. 

Primeiramente, quando for o dia da consulta, deverá sempre "chegar à hora marcada". Depois, deverá higienizar as mãos com solução alcoólica disponível no local, "à entrada e à saída".

E quando estiver a entrar no consultório deverá já ter colocada, "corretamente" uma máscara cirúrgica, ou seja, "a tapar a boca e o nariz". Caso não tenha ser-lhe-á  fornecida uma no estabelecimento. 

É também  recomendado que vá à consulta sem acompanhante. Mas, caso seja "imprescindível", este deve aguardar fora das instalações ou permanecer na sala de espera, "com máscara cirúrgica colocada". 

A situação o utente for menor de idade a situação é diferente e, na sala do médico, o acompanhante deverá "permanecer sentado pelo menos a 1,5 a 2 metros de distância do equipamento dentário, com máscara cirúrgica colocada". 

Em todas as ocasiões, deverá ainda sempre manter o distanciamento de, pelo menos, 1,5 a 2 metros "das outras pessoas presentes", evitar "tocar em superfícies desnecessariamente" e efetuar o "pagamento através de meios que permitam evitar o contacto", como por exemplo, pagamento eletrónico ou terminal de pagamento automático 'contactless'.  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório