Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: Fecho de fronteiras com Espanha para lazer deverá ser de 1 mês

Acompanhe as últimas atualizações sobre o novo coronavírus por cá e lá fora, ao minuto.

AO MINUTO: Fecho de fronteiras com Espanha para lazer deverá ser de 1 mês
Notícias ao Minuto

14:43 - 15/03/20 por Natacha Nunes Costa , Mafalda Tello Silva e Melissa Lopes

País Coronavírus

O domingo começou com a notícia que o novo coronavírus chegou aos Açores, mais precisamente à ilha Terceira. Até agora, as duas regiões autónomas não tinham casos positivos de Covid-19, mas neste momento apenas o arquipélago da Madeira continua sem nenhum paciente diagnosticado com o vírus.

Pelo território continental, os números atualizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), este domingo, registam 245 casos confirmados, sendo que três deles já terão recuperados. 

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, vai hoje reunir-se, por teleconferência, com o primeiro-ministro Pedro Sánchez, para prepararem o encontro dos ministros da Administração Interna e da Saúde da União Europeia (UE) sobre o controlo sanitário de fronteiras.

Na passada semana, o Governo português decretou estado de alerta em todo o país até dia 9 de abril e anunciou diversas para conter a pandemia. Contudo, as fronteiras não foram fechadas, ao contrário do que está a acontecer em muitos países. Mais de 120 mil portugueses já assinaram uma petição pública online para que seja imposta quarentena obrigatória em Portugal e que se fechem as fronteiras.

Recorde-se que, na próxima segunda-feira, todas as escolas, públicas ou privadas irão encerrar, sendo que discotecas e bares já se encontram de portas fechadas. Há também limitações para shoppings e restaurantes. Foi ainda proibido o desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto dos residentes em Portugal, e foram suspensas as visitas a lares em todo o território nacional. 

Acompanhe aqui o desenvolvimento da pandemia Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Termina aqui o nosso AO Minuto deste domingo. Já sabe, siga as recomendações das autoridades: leve a sério o isolamento social e lave frequentemente as mãos. Em caso de sintomas, não se dirija ao hospital ou centro de saúde, nem vá trabalhar. Ligue para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24). Se apenas tiver dúvidas, consulte o site da DGS.

23h20- Faz parte do grupo de risco? O SOS Vizinho, projeto construído em 24h, foi criado a pensar em si. Missão é fazer-lhe chegar os bens essenciais sem ter de sair de casa. 

Recordamos que as pessoas que correm maior risco de doença grave por Covid-19, de acordo com a DGS, são:

  • Idosos
  • Pessoas com doenças crónicas (doenças cardíacas, diabetes e doenças pulmonares)

23h10- Na antena da SIC, Ana Gomes defendeu que o país só deve decretar estado de emergência "em último recurso" e que fechar completamente as fronteiras "teria consequências absolutamente prejudiciais".

A ex-eurodeputada socialista está de acordo com as medidas tomadas pelo Governo português. "[Costa] disse que estaríamos a tomar medidas consoante fossem necessárias, mas que essas medidas deveriam restringir no mínimo as liberdades individuais dos cidadãos. Acho que essa é a atitude certa do Governo."

22h20- Por cá, a autarquia lisboeta anuncia que nove escolas públicas vão estar disponíveis para receber filhos de funcionários de serviços públicos essenciais, apesar das atividades letivas estarem suspensas a partir de segunda-feira.

22h10 - O governo peruano elevou para 71 o número de casos de infeções com o novo coronavírus no país e anunciou que está a avaliar a ordem de quarentena generalizada para deter a propagação da doença no país

22h00- O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu hoje o encerramento de fronteiras como "única forma" de controlar o avanço da pandemia de Covid-19, e pediu ao Governo para "agir de imediato e por antecipação".

21h20 - Eslováquia decreta estado de emergência devido à pandemia, cujo epicentro é agora a Europa

21h00- Papa Francisco rezou hoje pelo fim do Covid-19 e caminhou nas ruas 'desertas' de Roma. Itália, recorde-se, é agora o centro da pandemia de Covid-19. O número de vítimas mortais já supera as 1.800, com 368 mortes só nas últimas 24h.

Notícias ao MinutoJorge Bergoglio fez uma visita surpresa à Basílica de Santa Maria Maggiore e à Igreja de San Marcello al Corso© Getty Images

20h30- A diretora geral de Saúde, Graça Freitas, negou hoje que exista "qualquer prova ou evidência" que medicamentos como o Brufen potenciem a ação do novo coronavírus, depois de o ministro francês ter desaconselhado a sua utilização.

"Estivemos agora reunidos com o presidente do Infarmefd e vai ser feito um desmentido formal a nível europeu, inclusive. Porque, de facto, nem do Brufen nem de quaisquer outros medicamentos existe qualquer prova ou evidência que potenciem a ação do vírus", assegurou.

20h15 - Numa curta mensagem gravada a partir de casa, o Presidente da República anunciou que convocou o Conselho de Estado para quarta-feira para tomar a eventual decisão de decretar o estado de emergência. Reunião, marcada para as 15h, será por videoconferência, só Marcelo estará em Belém. 

Assinalando estar  a acompanhar "minuto a minuto a situação" do surto de Covid-19,  o Chefe de Estado quis dar uma palavra de agradecimento aos portugueses por "aquilo que tem sido uma verdadeira quarentena voluntária", enaltecendo o civismo, a maturidade e a compreensão, solidariedade e respeito pelos outros. 

Notícias ao MinutoA cumprir um período de quarentena voluntária, Presidente acompanha situação "minuto a minuto"© Presidência

O Presidente quis também agradecer aos profissionais de saúde, que trabalham 24h sobre 24h, e que se ultrapassa a si mesmo. "Pude ver, quando era um desafio muitíssimo mais pequeno no Curry Cabral e no São João, agora é enorme e vai durar semanas e meses"

20h08 - Depois de ter sido confirmado o primeiro caso de infeção nos Açores, sabe-se agora que há  mais 14 casos suspeitos de quatro ilhas diferentes.

19h45- Os últimos dados globais indicam que o novo coronavírus matou pelo menos 6.420 pessoas em todo o mundo desde o seu surgimento em dezembro.

19h31 - França chega aos 120 mortos e 5400 infetados, acaba de anunciar o ministro da saúde francês. 

19h20 -  No mesmo sentido, Rio diz que encerramento de fronteiras com Espanha "é muito urgente".

19h12 - Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, apelou ao Governo e ao Presidente da República o encerramento das fronteiras, incluindo aéreas, para travar a propagação do vírus.

"Não temos uma visão cor de rosa da situação", sublinhou em conferência de imprensa. Para Miguel Albuquerque, o encerramento das fronteiras é a "única forma de contermos a propagação do vírus". "É fundamental que o Governo e a Presidência da República cumpram a sua obrigação de garantir a salvaguarda da saúde pública", reforçou ainda, considerando mesmo ser um "imperativo". "Ou fecham as fronteiras, ou o vírus vai-se propagar". 

19h00 - A obrigação de submeter os passageiros provenientes da Europa a testes que descartem a possibilidade de serem portadores de Covid-19 provocou o caos nos aeroportos dos Estados Unidos, gerando horas de espera para passar os controlos fronteiriços

18h20 - Costa fala ao país, após encontro por videoconferência com primeiro-ministro espanhol. Saudando os cidadãos pelo seu civismo, o primeiro-ministro assinalou que "os portugueses têm estado a respeitar aquilo que têm sido as recomendações".

Em conferência, o chefe do Executivo português indicou que amanhã haverá uma reunião entre os vários ministros da Saúde e ministros da Administração Interna para tomar uma decisão comum sobre a fronteira externa da UE. 

Depois dessa reunião, os dois ministros da administração interna espanhol e português deverão reunir e decidir as regras do encerramento das fronteiras para lazer e turismo.  Portugal e Espanha, fez saber o primeiro-ministro, acordaram "agir sempre em conjunto na gestão da fronteira". O encerramento poderá ser por um período de um mês tendo em conta o período da Páscoa. O Estado de Emergência pode ser decretado se necessário. "Se for necessário, assim será", disse ainda Costa. 

18h05 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz hoje uma comunicação ao país, disse à Lusa fonte da Presidência. Não há, por enquanto, uma hora prevista para a comunicação ao país nem informação de como será feita.

O Chefe do Estado está em isolamento, em casa, em Cascais, apesar de ter testado negativo quanto à doença.

17h50 - Dos doentes internados (139), 18 encontram-se na Unidade de Cuidados Intensivos, sendo que oito são pacientes que se encontram em estado crítico, inspirando preocupações, especificou Marta Temido na conferência de imprensa. 

17h45 - Ministra da Saúde referiu hoje, em conferência de imprensa, que é "provável que a curva epidemiológica aumente até ao final de abril". E reforçando o apelo ao cumprimento "rigoroso" das recomendações feitas pelas autoridades, Marta Temido explicou que vamos ter ainda casos de doença e que temos de nos preparar para a realidade "que nos espera". 

Marta Temido deixou também uma palavra de agradecimento às homenagens feitas ontem por todo o país, com aplausos das janelas e varandas de casas dos portugueses. "É com emoção e solidariedade que vemos as manifestações de apoio", assinalou. Os profissionais "são o melhor do sistema de saúde, sempre o dissemos". 

A finalizar a declaração, a ministra agradeceu também a todos quantos se têm disponibilizado para ajudar. "Estimulo a que outros o possam fazer", frisou, rematando: "Todos podemos contribuir, todos somos poucos para parar a Covid-19"

17h15 - O número de vítimas mortais em Itália sobe para 1.809 este domingo. De acordo com o beletim publicado, são 24.747 os infetados pela Covid-19. Com mais 368 mortes face a ontem, Itália bate recorde de mortes nas últimas 24 horas.

16h40 - O Governo italiano procura com urgência máscaras para proteção do pessoal de saúde que combate a pandemia de coronavírus enquanto na Lombardia, a região mais afetada, se critica a falta de qualidade do material. 

"A prioridade é permitir que os médicos, enfermeiros e todo o pessoal de saúde trabalhe em segurança já que com coragem e abnegação se esforçam para curar os cidadãos sem poupar esforços", assegurou o primeiro-ministro, Giuseppe Conte.

16h30- O Sindicato Independente dos Médicos apelou hoje ao Governo para disponibilizar rapidamente meios de proteção aos profissionais de saúde em Portugal, onde há mais de 50 médicos infetados com o novo coronavírus e mais de 150 em quarentena.

16h15 - Número de mortos devido à Covid-19 subiu para 35 no Reino Unido. O país tem regista 1,372 casos de infeção pelo novo coronavírus.

16h00 - Viana do Castelo regista o primeiro caso de infeção por Covid-19. Trata-se de um professor com cerca de 60 anos, que leciona na escola básica e secundária de Barroselas,  disse hoje à Lusa a diretora do agrupamento escolar.

15h24 -Alemanha vai fechar fronteiras com França, Áustria e Suíça. De acordo com a AFP, o país, atingiu os 5000 infetados pelo novo coronavírus, irá fechar fronteiras a partir de segunda-feira.

15h08 - Ministro da Administração Interna anunciou medidas extraordinárias para conter a propagação do vírus. Em conferência de imprensa depois de uma reunião com as forças de segurança, Eduardo Cabrita apelou ao cumprimento das regras impostas de isolamento e pediu aos cidadãos em geral que se coíbam de  "fazer deslocações que não sejam absolutamente necessárias", considerando que apenas se justificam as saídas para trabalhar, comprar comida ou visitar idosos ou outras pessoas dependentes que precisem de assistência, por exemplo.

E anunciou medidas para limitar "a utilização do espaço público", como a redução da capacidade das esplanadas e a venda e consumo de álcool na rua. Recorde-se que o Governo também decretou o encerramento dos bares a partir das 21h, desde ontem até 9 de abril

Esta é "uma batalha de todos, não é uma batalha do Governo ou das autoridades", Eduardo Cabrita

As aulas de condução, assim como a realização de exames, também ficam suspensas a partir de amanhã.

Esta é "uma batalha de todos, não é uma batalha do Governo ou das autoridades", reforçou. 

Sobre o encerramento de fronteiras, Eduardo Cabrita disse que haverá notícias ainda este domingo ou amanhã, depois da reunião, por teleconferência, entre António Costa e o primeiro-ministro espanhol prevista para esta tarde. 

14h48 - A Comissão Europeia saudou hoje a França e a Alemanha por suspenderem as restrições à exportação de material médico e de proteção para os restantes países da União Europeia que necessitam perante o surto do novo coronavírus.

14h45 - Entre Coimbra e o Porto há situações díspares nos motéis face à ameaça do novo coronavírus: alguns já começaram a sentir quebras nas reservas e menor afluência de clientes, enquanto em outros a normalidade mantém-se.

14h44 - O grupo de aviação Ryanair informou hoje que  "reduziu  drasticamente" os voos desde e para Espanha, incluindo Ilhas Baleares e Canárias, no período compreendido entre segunda-feira e quinta-feira, para conter propagação do surto do novo coronavírus.

14h38 - O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, encerrou hoje "para prevenção e salvaguarda da saúde pública", no contexto de combate à pandemia da Covid-19, anunciou a instituição, nas suas páginas oficiais, no Facebook e Instagram. Mas não foi o único, saiba mais aqui.

14h32 - Mais de 1.700 pessoas suspeitas de estarem infetadas com o novo coronavírus em Portugal forem testadas e os resultados foram negativos, segundo os dados do boletim divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

14h28 - A partir de agora, os espaços comerciais apenas podem ter quatro pessoas por 100 metros quadrados.

14h17 - No espaço das chegadas do Aeroporto da Madeira - Cristiano Ronaldo o ambiente era hoje calmo, apenas algumas pessoas deambulavam na zona, os restaurantes estavam quase vazios e no quadro informativo constavam alguns voos já cancelados, conta a Lusa.

14h00 - Mais de 153 mil pessoas assinaram uma petição eletrónica a favor de uma quarentena obrigatória para todos os portugueses e do fecho das fronteiras de forma a conter o surto de Covid-19.

13h59 - O Presidente norte-americano, Donald Trump, está a tentar, com elevados incentivos económicos, garantir para os Estados Unidos o direito exclusivo de uma potencial vacina contra o coronavírus, na qual trabalha um laboratório alemão, noticia hoje o 'Welt am Sonntag'.

13h53 - O presidente do Governo Regional da Madeira anunciou hoje ter exigido ao primeiro-ministro, António Costa, "o encerramento imediato" dos aeroportos da Região Autónoma da Madeira devido à pandemia do Covid-19.

13h28 - Segundo o último balanço divulgado pelo Governo espanhol, 288 pessoas já morreram devido ao surto do novo coronavírus, em Espanha. No total, há registo de 7.750 casos confirmados, sendo que desses doentes 382 encontram-se nos cuidados intensivos. 517 pessoas já tiveram alta hospitalar. 

13h11 - O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Augusto Santos Silva, disse hoje à Lusa que estão em preparação dois voos da TAP para retirar os portugueses que se encontram retidos em Marrocos.

13h10 - Dezenas de portugueses estão hoje retidos em Marrocos e pedem a ajuda do Governo português para sair daquele país que "cancelou todos os voos internacionais", para evitar a propagação do novo coronavírus, contou à Lusa um deles.

13h01 - O presidente do Cazaquistão declarou o estado de emergência neste país da Ásia Central, onde já foram confirmados oito casos de contaminação por Covid-19, foi hoje anunciado em Astana, capital desta antiga república soviética.

12h58 - O Irão reportou hoje ter havido mais 113 mortos devido à pandemia do novo coronavírus, elevando o total no país para 724, entre 13.938 casos confirmados, revelou o ministro da Saúde iraniano.

12h56 - Cerca de 1.800 passageiros de um cruzeiro com origem no Brasil fizeram uma escala não prevista no porto de Cadiz, em Espanha, devido à interdição de desembarque em Portugal, terminando de manhã o percurso no Aeroporto de Lisboa por via terrestre.

12h52 - O secretário de Estado da Saúde de Angola mostrou-se hoje preocupado com a situação de aumento de infeções com o surto de Covid-19 em Portugal e assegurou que as autoridades angolanas estão a monitorizar qualquer entrada suspeita no país.

12h43 - O novo coronavírus fez hoje a quarta morte na Grécia, um homem de 53 anos que é a mais jovem vítima do país onde as autoridades estão a endurecer as medidas para conter a propagação do vírus.

12h09 - A Direção-Geral da Saúde já atualizou o número de infetados pelo novo coronavírus em Portugal. Neste momento estão 245 pessoas infetadas com Covid-19 no nosso país, mais 76 casos que no sábado. Não há mortos a registar e há menos um caso nos Cuidados Intensivos.

A aguardar resultados de análises laboratoriais estão 281 pessoas. Os casos suspeitos são 2271.

11h24 - Os consulados portugueses espalhados pelo território francês vão estar fechados a partir desta segunda-feira e todas as marcações foram automaticamente anuladas e remarcadas para data posterior, exceto emergências, anunciou em comunicado a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

11h19 - O arquiteto italiano Vittorio Gregotti, coautor do Centro Cultural de Belém com Manuel Salgado, morreu hoje em Milão, vítima de uma pneumonia causada pelo novo coronavírus, noticiaram vários "media" italianos.

11h04 - O novo coronavírus continua a espalhar-se pela África com novos casos registados na República do Congo, nas Seicheles e na República Centro-Africana aumentando para 26 os países africanos afetados pela pandemia.

10h56 - Ezequiel Garay confirmou, este domingo, que está infetado com o novo coronavírus. O internacional argentino, que passou pelo Benfica, anunciou que testou positivo através das redes sociais.

10h55O novo coronavírus matou pelo menos 5.796 pessoas em todo o mundo desde o seu surgimento em dezembro, de acordo com uma avaliação da AFP às 9h00 de hoje a partir de fontes oficiais. Mais de 154.620 casos de infeção foram registados em 139 países e territórios desde o início da epidemia, que se tornou, entretanto, numa pandemia.

10h49 - Na Índia foram confirmados, este domingo, mais 23 novos casos de Covid-19, elevando o número de pessoas infectadas no país para 107. 

10h48 -A embaixada portuguesa em Nova Deli recomenda a todos os cidadãos que regressarem a Portugal devido ao novo coronavírus.  

10h31 - O Governo de Macau assegurou hoje que os seus residentes que regressam da Europa e aterram em Hong Kong vão ser transportados de carro para Macau e assim evitar a quarentena no território vizinho.

10h14 - As Filipinas registraram mais três mortes por coronavírus e 29 novos casos, elevando o número de infecções para 140. As autoridades colocaram Manila em "quarentena comunitária" pelo menos durante um mês.

09h15 - Centenas de cientistas urgiram o governo britânico a rever a estratégia para combater o surto de Covid-19, o qual poderá colocar em risco "milhares de vidas" sem necessidade, de acordo com uma carta aberta divulgada hoje.  

09h12 -Rúben Dias, um dos capitães do Benfica, recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem de apoio aos "profissionais de saúde e forças de segurança pública". O internacional português sublinhou o momento difícil que Portugal vive atualmente e destacou o papel daqueles que abdicam de estar em casa com as suas famílias. Veja o momento clicando aqui

08h50 - Numa publicação partilhada, ontem, nas redes sociais, o Ministro da Saúde francês, Olivier Véran, afirmou que anti-inflamatórios, como o 'brufen', podem agravar o estado de saúde de um doente infetado com o novo vírus. A publicação está a gerar controvérsia. 

08h30 - A partir de segunda-feira, todos os passageiros que chegarem a aeroportos de Pequim irão para passar por uma quarentena obrigatória, tenham ou não sintomas relacionados com o novo coronavírus, informaram as autoridades locais. 

08h22 - O estado norte-americano de Nova Iorque registou no sábado a primeira morte relacionada com o novo coronavírus, uma mulher de 82 anos que estava hospitalizada com um problema pulmonar, anunciaram as autoridades locais.

08h16 - As autoridades venezuelanas têm oito novos casos confirmados de Covid-19, elevando para dez o número de infetados pelo surto do novo coronavírus.

8h13 - As carruagens e as estações do Metropolitano de Lisboa estão a ser desinfetadas com um produto que tem efeito durante um mês, avançaram no sábado o ministro do Ambiente e o Metro, estimando que o processo termine na quarta-feira.

07h56 - Um tribunal distrital de Jerusalém anunciou hoje o adiamento, por dois meses, do julgamento criminal do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu devido às restrições decorrentes do surto do novo coronavírus.

07h54 - Todas as celebrações litúrgicas da semana da Páscoa serão realizadas sem fiéis na Praça de São Pedro, em Roma, devido ao coronavírus, anunciou hoje o Vaticano.

07h31 - época 209/20 pode não conhecer o campeão nacional em Portugal. A Comissão Permanente de Calendários reúne-se na segunda-feira, mas neste momento já está a ser estudada a possibilidade do cancelamento das jornadas que faltam disputar e, assim, não apurar um campeão, escreve o jornal Record este domingo. 

07h24 - As autoridades argentinas iniciaram patrulhas em casas e hotéis onde turistas estrangeiros e argentinos, que tenham estado em zonas afetadas pelo novo coronavirus, inclusive toda a Europa, são obrigados a ficar em quarentena.

07h12 - O presidente da Federação Internacional de Motociclismo, o português Jorge Viegas, admitiu em entrevista ao 'site' daquela entidade que os campeonatos mundiais de motociclismo adiados devido ao surto de Covid-19 se estendam até janeiro de 2021.

07h10 - O primeiro caso de uma pessoa infetada com o novo coronavírus foi diagnosticado na República Centro-Africana (RCA), disse o ministro da Saúde daquele país à agência de notícias France-Presse.

07h02 - Muitos países latino-americanos tomaram novas medidas este sábado para resistirem à propagação da pandemia de coronavírus nos seus territórios, fecharam asfronteiras e suspenderam voos.

06h50 - Mais de 400 intelectuais, líderes empresariais e instituições europeias assinam uma petição para exigir uma resposta única da União Europeia com medidas de contenção de pandemias e um plano para retomar a economia após a crise do Covid-19.

06h45 - O Governo da Madeira alertou para a divulgação de notícias falsas sobre o surto de Covid-19 na região que apenas pretendem "lançar o pânico entre a população" e admitiu agir judicialmente nestes casos.

06h41 - O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, anunciou hoje que todas as pessoas que chegam do exterior terão de se isolar por 14 dias para conter a propagação do novo coronavírus no país.

06h34 - O primeiro-ministro de Portugal e o de Espanha reúnem-se hoje, por teleconferência, para prepararem o encontro dos ministros da Administração Interna e da Saúde da União Europeia (UE) sobre o controlo sanitário de fronteiras.

06h00A Autoridade de Saúde dos Açores anunciou na madrugada de hoje que foi detetado o primeiro caso de resultado positivo para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID 19.

05h42 - Cerca de 47.7 milhões de franceses vão hoje às urnas escolher autarcas sob a ameaça do Covid-19. Apesar do fecho das escolas e diminuição dos trajetos casa-trabalho, o Presidente Emmanuel Macron decidiu manter as eleições,  que têm medidas especiais de realização devido ao Covid-19.

05h36 - Os eleitores do Estado federado alemão da Baviera, que registou esta quinta-feira a primeira morte causada pelo novo coronavírus, elegem hoje os representantes municipais.

05h10 - A China registou 20 novos casos nas últimas 24 horas, 16 dos quais importados, e mais 10 mortes causadas pelo surto de Covid-19, anunciaram hoje as autoridades.

05h00 - A Coreia do Sul anunciou hoje mais 76 casos nas últimas 24 horas, o menor aumento diário de novas infeções causadas pelo novo coronavírus desde 21 de fevereiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório