Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente do CHUC assume saída e salienta ligação à ciência

O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Fernando Regateiro, confirmou hoje a sua saída dos hospitais e salientou um mandato de "interação com a ciência".

Presidente do CHUC assume saída e salienta ligação à ciência
Notícias ao Minuto

15:07 - 24/02/20 por Lusa

País Coimbra

Questionado pela agência Lusa numa conferência de imprensa, Fernando Regateiro, que cumpriu um mandato, confirmou hoje que vai sair da presidência do conselho de administração e referiu que já está a ser preparada uma nova equipa para o CHUC.

Na semana passada, a imprensa local tinha noticiado a sua saída da administração dos hospitais.

"O mandato terminou [a 31 de dezembro de 2019] e quando termina o mandato é necessário que se renovem as equipas e eu sou o primeiro a concordar com a renovação das equipas", referiu, encarando o processo "com naturalidade".

Segundo Fernando Regateiro, ainda não há uma data definida para a saída do atual conselho de administração, embora a nova equipa já esteja "a ser constituída e apreciada".

Para o presidente, a sua equipa dinamizou "de forma significativa os equipamentos e circuitos de resposta", aumentando a aposta "na renovação e inovação de equipamentos".

"Criámos respostas que vão buscar financiamento fora do próprio Serviço Nacional de Saúde e do orçamento do Ministério da Saúde, nomeadamente a interação com a ciência e a tecnologia", frisou, apontando ainda para "respostas inovadoras" para financiar equipamentos com custos elevados, através de locação, sendo exemplo disso dois aceleradores, que deverão ser postos a trabalhar dentro "de poucos meses" e que teriam um custo de quatro milhões de euros.

Fernando Regateiro recordou ainda a compra de um equipamento PET (tomografia por emissão de positrões), numa interação com o ICNAS (Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde], no valor de 2,5 milhões de euros.

Fernando Regateiro é professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Presidiu à administração dos então Hospitais da Universidade de Coimbra cerca de cinco anos e à Administração Regional de Saúde do Centro durante dois anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório