Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

PSD pede esclarecimentos ao Governo sobre pediatria do Hospital de Chaves

Deputados do PSD querem saber que medidas está o Governo a implementar para "corrigir a ausência de pediatras" durante a noite na urgência pediátrica do Hospital de Chaves, que funciona com um especialista em regime de prevenção.

PSD pede esclarecimentos ao Governo sobre pediatria do Hospital de Chaves
Notícias ao Minuto

19:17 - 27/11/19 por Lusa

Política PSD

Os parlamentares social-democratas apresentaram hoje um conjunto de perguntas ao Ministério da Saúde, através da Assembleia da República, e mostraram-se "preocupados com a situação em que se encontra" o serviço de pediatria de Chaves, inserido no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

De acordo com o PSD, aquele serviço é constituído "por sete médicos pediatras dos quais três têm idade superior a 55 anos e um outro irá proximamente realizar os 55 anos".

Os deputados referiram que o "envelhecimento da equipa médica, conjugado com a falta de recursos humanos e a pouca mobilidade de pediatras entre as unidades do CHTMAD, tem agravado o nível de serviço prestado" e implica "constrangimentos na restante atividade da pediatria (internamento, consultas, urgência interna e urgência).

Atualmente, aquela urgência pediátrica funciona das 08:00 às 20:00 com médico pediatra em presença física e após as 20:00 em regime de prevenção.

A administração do centro hospitalar informou, em outubro, que, "no período entre as 20:00 e as 08:00, as crianças são observadas por médicos do serviço de urgência que, em caso de necessidade, chamam o pediatra que está de prevenção que, de imediato, se desloca ao hospital".

"Desta forma, está garantido o atendimento a todas as crianças, 24 horas por dia, sete dias por semana", salientou o CHTMAD.

"Ora, o serviço de urgência da unidade de Chaves, integrado na rede de urgências como médico-cirúrgica, implica um atendimento pediátrico em presença física 24 horas por dia (Despacho nº 10129/2014), pelo que se encontra, assim, em incumprimento legal", acusaram os parlamentares.

Os deputados querem, por isso, saber se o "Governo tem conhecimento da situação da pediatria da unidade de Chaves e do funcionamento do respetivo serviço de urgência" e que "medidas estão a ser implementadas para corrigir a ausência de pediatras durante o período noturno".

Questionaram ainda a ministra da Saúde sobre se "pondera encerrar o serviço de urgência de pediatria", se "está prevista a contratação de novos pediatras" para esta unidade e se os especialistas "a contratar serão mais uma vez colocados no serviço de pediatria de Vila Real".

O social-democratas querem também saber "qual a posição do ministério" sobre a mobilidade de profissionais entre as unidades do mesmo centro hospitalar e "quais as medidas que o Governo está a pensar tomar para fixar os profissionais no Interior".

Segundo os parlamentares, o serviço de pediatria do hospital de Vila Real, que dista cerca de 70 quilómetros de Chaves, é "constituído por 23 médicos pediatras e 11 internos em formação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório