Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Corrupção é o dado mais negativo de Macau. O mais positivo é a segurança

O único deputado português na Assembleia Legislativa (AL) de Macau disse à Lusa que nos últimos 20 anos a corrupção é o fenómeno mais negativo no território e a segurança uma das conquistas mais importantes.

Corrupção é o dado mais negativo de Macau. O mais positivo é a segurança
Notícias ao Minuto

07:16 - 22/11/19 por Lusa

País Macau

"Nos últimos anos não houve um combate efetivo à corrupção em Macau", afirmou Pereira Coutinho em entrevista, dando o exemplo da "falta de coragem para modernizar a legislação referente à aquisição de bens e serviços, empreitadas e construções por parte das entidades públicas".

"A corrupção vai ser o desafio de Macau. Macau é muito permeável à corrupção. E a AL é completamente ineficaz no combate à corrupção", sublinhou o deputado, na AL desde 2005.

O deputado admitiu ainda que o parlamento de Macau não tem capacidade para contrariar o fenómeno: "Nós não temos poderes para fiscalizar o orçamento do Governo de Macau. Não temos. Aquilo é uma paródia. O plenário para o debate orçamental é uma paródia. Não dá para fazer nada. Não dá para fiscalizar".

Já o dado positivo, desde a transferência da administração de Macau para a China, é a segurança, argumentou aquele que é também conselheiro das comunidades portuguesas.

"Nos últimos 20 anos acho que a cidade de Macau é das mais seguras de toda a República Popular da China", opinou aquele que é também conselheiro das comunidades portuguesas.

Para isso contribuiu em muito o investimento que tem sido feito ao nível da videovigilância, sublinhou, ainda que se tenha de pagar um preço: "Diria que tem o seu custo, que é a privacidade. Nós somos visionados, escutados, em tudo. Já nem estamos seguros em casa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório