Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Água da freguesia de Passos em Mirandela desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou hoje à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.

Água da freguesia de Passos em Mirandela desaconselhada para consumo
Notícias ao Minuto

20:44 - 26/04/24 por Lusa

País Passos

O município emitiu na terça-feira um aviso para a população, onde o risco biológico é classificado como amarelo, sendo de baixo ou médio risco para a saúde.

"A água pode ser utilizada para banhos e para lavagens. Desaconselha-se o consumo direto sem antes ferver. Portanto, pode ser utilizada para beber e para cozinhar desde que seja antes fervida", alertou Vítor Correia.

As inconformidades foram detetadas nas análises regulares realizadas no âmbito do Plano de Controlo de Qualidade da Água, numa amostragem realizada a 17 deste mês "cujos resultados vieram com duas irregularidades não muito representativas, mas que são irregularidades", segundo Vítor Correia.

Esses valores fora dos parâmetros dizem respeito à presença de enterococos (1 UFC/100 ml sendo o valor paramétrico de 0 UFC/100ml) e de bactérias coliformes (53 UFC/100ml sendo o valor paramétrico de 0 UFC/100ml).

Além do aviso, foram acionados os mecanismos legais, que são informar a Entidade Reguladora dos Serviços e Águas Residuais e a delegação de saúde, adiantou Vítor Correia, informando também que já foram desenvolvidos os procedimentos para restabelecer a qualidade da água. Aguardam-se agora os resultados de verificação, ou seja, das contra-análises.

Vítor Correia acrescentou que casos pontuais como este são normais e o que as análises demoram "entre 8 a 10 dias úteis", esperando durante a próxima semana haver condições de retomar a normalidade.

Carlos Monteiro, presidente da junta de freguesia onde residem cerca de 200 pessoas, contactado pela Lusa, explicou que quando receberam a informação do município colocaram na aldeia os editais com a informação e as recomendações, bem como nas redes sociais. "Se o alerta fosse vermelho, iríamos de porta em porta", garantiu Carlos Monteiro. 

"Logo que seja fervida, a água está boa. Os níveis das alterações disseram-nos que eram muito baixos, mesmo assim convinha avisar a população. (...) Se calhar a água até já está boa para consumo direto, mas até vir a contra-análise mantém-se este aviso", afirmou Carlos Monteiro.

O vice-presidente da câmara adiantou que esta é a única inconformidade de momento detetada no concelho. "Houve recentemente, mas foram feitas contra-análises e estão regularizadas", assegurou Vítor Correia.

Em Abreiro, freguesia do mesmo concelho onde vinham a ser verificadas queixas da população sobre a coloração da água, Vítor Correia revelou ter sido feita uma "intervenção mais específica", com os depósitos a serem abastecidos com água proveniente de Mirandela, com a ajuda dos bombeiros e sem "perigos adicionais" para os consumidores.

Leia Também: Seca. Barragens do Algarve estão nos 45% da sua capacidade total, diz APA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório