Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

GNR salva 19 migrantes ao largo da Grécia. Uma das crianças estava ferida

Força de segurança portuguesa já resgatou 2107 migrantes.

GNR salva 19 migrantes ao largo da Grécia. Uma das crianças estava ferida
Notícias ao Minuto

08:39 - 19/09/19 por Natacha Nunes Costa

País GNR

Os militares da GNR destacados na ilha de Chios, no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), resgataram 19 migrantes perto de Emporios, localidade situada a sul da ilha de Chios, na Grécia, esta quarta-feira, dia 18 de setembro.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a GNR conta que, no decorrer de uma ação de vigilância junto à costa, os militares detetaram uma embarcação de borracha, com cerca de quatro metros e com excesso de lotação.

De imediato, os militares da GNR que efetuavam o patrulhamento marítimo naquela área, intercetaram a embarcação realizando o resgate de 19 pessoas, das quais quatro crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 8 anos, uma mulher, e 14 homens, com idades compreendidas entre 18 e os 60 anos.

No mesmo documento, esta força de segurança salienta que uma das crianças, com cinco anos, possuía um ferimento no pé, tendo sido assistida de imediato pelos militares, que lhe prestaram os primeiros socorros, ainda a bordo da embarcação das autoridades portuguesas.

Durante o resgate os migrantes foram colocados na embarcação e transportados em segurança para o Porto de Chios.

Recorde-se que a GNR, nesta missão da FRONTEX, desenvolve ações nas fronteiras terrestres e marítimas com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas.

Só em 2019 a GNR efetuou 790 patrulhas, o que corresponde a mais de 5 mil horas de empenhamento, percorreu cerca de 66 mil quilómetros e efetuou 5 mil milhas náuticas, tendo detetado 218 embarcações e auxiliado 2107 migrantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório