Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Parlamento admite petição sobre profissões de desgaste rápido

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) viu hoje admitida no parlamento a sua petição para que as profissões de Operador de Assistência em Escala e de Técnico de Tráfego de Assistência em Escala sejam consideradas de desgaste rápido.

Parlamento admite petição sobre profissões de desgaste rápido
Notícias ao Minuto

19:57 - 18/07/19 por Lusa

País Aviação

Em causa estão duas profissões da área 'handling', ou seja, assistência nos aeroportos.

"É com satisfação que informamos que, na sequência da entrega da Petição de Desgaste Rápido na AR, foi hoje discutida em sede parlamentar, na Comissão do Trabalho e Segurança Social, a admissibilidade da nossa petição, tendo a mesma sido aprovada", anunciou o Sitava em comunicado.

A petição foi subscrita por 5.400 pessoas.

Com a admissibilidade da petição pela comissão parlamentar, segue-se a audição do sindicato nessa mesma comissão, para que possa defender os argumentos que o levaram a promover a iniciativa.

Em condições normais, a petição deveria ser votada em plenário da Assembleia da República num prazo máximo de 60 dias, mas, tendo em conta o fim da legislatura e o período pré-eleitoral, é possível que esse prazo seja alargado.

"Temos consciência que este é apenas mais um passo e que nada está ganho, mas com perseverança e com trabalho, estamos convictos que atingiremos os nossos objetivos", acrescentou o Sitava, que pretende pedir reuniões aos grupos parlamentares para os sensibilizar para os seus motivos.

Se o Sitava conseguisse concretizar o seu objetivo, os trabalhadores visados passariam a usufruir de condições excecionais de reforma, podendo aposentar-se mais cedo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório