Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cerca de 40 artistas atuam no Festival B em Beja no fim de semana

Cerca de 40 artistas e grupos, como Jorge Palma, Rão Kyao, Mafalda Veiga e Luís Represas, vão atuar, entre sexta-feira e domingo, no 2.º Festival B, em Beja, dedicado ao imaginário romântico da "mítica" freira Mariana Alcoforado.

Cerca de 40 artistas atuam no Festival B em Beja no fim de semana
Notícias ao Minuto

10:27 - 26/06/19 por Lusa

País Beja

Segundo a promotora, a Câmara de Beja, o evento deste ano, designado Festival B - Cidade de Mariana Alcoforado, é dedicado ao amor e ao imaginário romântico da freira de Beja que nutriu "uma paixão sublime, não correspondida", por um cavaleiro francês.

O festival também comemora os 350 anos da primeira edição das "célebres" cinco cartas de amor, 'Cartas Portuguesas', que a freira dirigiu ao cavaleiro e que testemunham e tornaram "universal" o seu amor não correspondido, o qual é considerado "uma das mais bonitas histórias de amor".

De acordo com o município, o festival inclui iniciativas durante este ano, mas a programação principal vai decorrer entre sexta-feira e domingo com 14 espetáculos de música e dois de dança criados propositadamente por cerca de 40 artistas e grupos, uma conferência e três conversas.

Os espetáculos, a conferência e as três conversas vão decorrer em quatro palcos instalados no centro histórico da cidade, nomeadamente no terraço e no largo do Museu Regional Rainha D. Leonor, no Largo do Lidador e no Pátio das Laranjeiras e, durante os quatro dias, haverá uma zona de restauração na Praça da República.

O festival vai arrancar na quinta-feira, às 18h00, com a conferência 'A Vida Universal de Mariana Alcoforado', seguindo-se, às 21h00, o espetáculo de dança 'Muros', da Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, e, às 22h20, o espetáculo de música 'Cartas Portuguesas de Mariana Alcoforado', de Sofia Alves & António Chaínho.

Ana Santos & António Bexiga, às 18:00, Rão Kyao & Coro do Carmo, às 21:00, Buba Espinho & Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, às 22h10, e Jorge Palma & Mafalda Veiga, às 23h20, são os espetáculos de música previstos para sexta-feira.

No sábado, haverá espetáculos de música de Gisela Cañamero, às 18:00, de Cante Novo, às 21h00, de Sara Correia & Sandra Maya, às 21h25, de João Gil & Grupo de Cantares Femininos de Aljustrel, às 23h50, e Ala dos Namorados & Filarmónica Capricho Bejense, às 00:40.

Ainda no sábado, às 22h40, será apresentado o espetáculo '100 Passos - 12 canções de Amor', no qual os cantores António Caixeiro, Clara Palma, Fernando Pardal, Inês Duarte, Jorge Roque e Mafalda Vasques, com direção musical de Valter Rolo, irão interpretar canções criadas por Paulo Abreu Lima.

No domingo, serão aparentados os espetáculos de música de Malino & António Revez, às 18h00, de Anaquim & Filipa Pais, às 22:00, de Vitorino & Coro de Câmara de Beja, às 23h10, e o espetáculo de dança 'Maraflor', às 21:00.

Através da iniciativa 'Beja Enamorada...', o escritor e humorista alentejano Jorge Serafim vai ter conversas com três convidados, uma por dia, entre sexta-feira e domingo, no terraço do museu regional, sempre a partir das 18h45.

Além da programação entre sexta-feira e domingo, o festival inclui também, no museu regional, a exposição '100 Passos', patente até final deste ano, e as exposições 'Leonel Borrela' e 'Cartas Portuguesas' e a instalação artística 'Fides Profana', de Gisela Cañamero, que podem ser visitadas até final deste mês.

No âmbito da edição deste ano do Festival B, a Câmara de Beja lançou um filme 3D sobre Mariana Alcoforado e o documentário "Cartas", realizados por António Paisana e Luís Godinho, respetivamente, e um vinho e um chocolate inspirados no imaginário romântico da freira.

A edição deste ano do festival vai incluir ainda um congresso internacional sobre Mariana Alcoforado, em novembro, e o concerto de encerramento das comemorações dos 350 anos da primeira edição das 'Cartas Portuguesas', a cargo do Coro de Câmara de Beja, em dezembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório