Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Secretário executivo da CPLP felicita Marcelo pelas comemorações

O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) felicitou hoje o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o "povo português" pelas comemorações do 10 de junho, que classificou como "um momento de festa".

Secretário executivo da CPLP felicita Marcelo pelas comemorações
Notícias ao Minuto

14:00 - 10/06/19 por Lusa

País 10 Junho

"Muito me apraz, em nome do secretário executivo da CPLP e em meu nome próprio, felicitar vossa excelência e povo português pela celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas", disse Francisco Ribeiro Telles, numa carta enviada a Marcelo Rebelo de Sousa.

Para o secretário executivo da CPLP estas celebrações constituem "um momento de festa em todo o espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, evidenciando os sentimentos e os laços que unem os nossos povos há séculos".

Por outro lado, as comemorações dos 10 de junho são também "uma ocasião de grande alegria, que se traduz numa homenagem efetiva ao espírito da Comunidade".

As comemorações do Dia de Portugal começaram no domingo, em Portalegre, com uma cerimónia de içar da bandeira nacional, e vão terminar em Cabo Verde, onde o Presidente da República e o primeiro-ministro, António Costa, estarão entre hoje e terça-feira.

Em 2016, ano em que tomou posse como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa lançou um modelo inédito de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, acertado com o primeiro-ministro em que as celebrações começam em território nacional e se estendem a um país estrangeiro com comunidades emigrantes.

Nesse ano, o Dia de Portugal foi celebrado entre Lisboa e Paris. Em 2017 as comemorações foram no Porto e nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro e São Paulo. E em 2018 dividiram-se entre Ponta Delgada, nos Açores, e as cidades de Boston, Providence e New Bedford, na Costa Leste dos Estados Unidos da América.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório