Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Marcelo visita Príncipe nos 100 anos da comprovação de teoria de Einstein

O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, participa hoje numa observação noturna das estrelas na ilha do Príncipe, no âmbito das comemorações dos 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein.

Marcelo visita Príncipe nos 100 anos da comprovação de teoria de Einstein
Notícias ao Minuto

07:00 - 28/05/19 por Lusa

País Ilha do Príncipe

O chefe de Estado chega hoje à tarde à ilha do Príncipe para participar nas iniciativas que assinalam a comprovação da teoria do físico alemão Albert Einstein, que ocorreu a 29 de maio de 1919, durante um eclipse solar.

Segundo o programa oficial, Marcelo Rebelo de Sousa chega à ilha do Príncipe pelas 17:00 locais (mais uma hora em Lisboa), sendo recebido com honras militares. Ao início da noite terá um encontro com o Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, seguindo-se uma receção oficial, na capital do Príncipe, Santo António.

Depois, o Presidente Marcelo participa numa observação noturna de estrelas, na baía de Santo António, uma das iniciativas previstas nas comemorações, que decorrem até quarta-feira.

Na quarta-feira, exatamente 100 anos depois da comprovação da teoria de Einstein, será inaugurado o Espaço Ciência e História Sundy, na roça com o mesmo nome, local onde os astrónomos liderados pelo britânico Arthur Eddington validaram o encurvamento gravitacional da luz.

Há 100 anos, o fenómeno foi observado igualmente no Sobral, Ceará (Brasil), que também acolhe iniciativas, por estes dias, estando ainda patente em Lisboa - naquela época, Portugal cedeu apoio logístico às expedições científicas - uma exposição no Museu da História Natural e da Ciência.

O chefe de Estado português tinha anunciado esta deslocação, em julho do ano passado, durante o encontro "Ciência 2018", no Centro de Congresso de Lisboa, que contou com a participação do então ministro da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação são-tomense, Olinto Daio.

Dirigindo-se a Olinto Daio, Marcelo Rebelo de Sousa declarou: "Senhor ministro de São Tomé e Príncipe, e bom amigo, ainda não há muito tempo nos encontrámos lá, e lá voltarei em maio do ano que vem, para a celebração a propósito da comprovação da teoria da relatividade, na ilha do Príncipe".

Marcelo Rebelo de Sousa realizou uma visita de Estado a São Tomé e Príncipe entre 20 e 22 de fevereiro de 2018. Depois, passou pelo país no âmbito de uma visita às tropas portuguesas destacadas na República Centro-Africana e, em março deste ano, esteve novamente em São Tomé no âmbito da sua visita de Estado a Angola.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório