Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Queda de pedaços de Ponte da Arrábida corta trânsito na marginal do Porto

Autarquia decidiu cortar o trânsito nos dois sentidos para evitar possíveis acidentes.

Queda de pedaços de Ponte da Arrábida corta trânsito na marginal do Porto
Notícias ao Minuto

09:25 - 15/05/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Precaução

A Câmara Municipal do Porto procedeu ao corte de trânsito na marginal da cidade, nos dois sentidos, junto à Ponte da Arrábida.

Em causa está o perigo associado à queda de vários pedaços de argamassa da estrutura da ponte e que caíram na via pública, embora sem causar danos ou vítimas até ao momento.

Assim, e por precaução, a autarquia refere, através do seu portal de notícias, que a circulação só será normalizada após a intervenção da Infraestruturas de Portugal (IP), que é a dona da ponte.

Os serviços de proteção civil da autarquia "atuaram de imediato, captando imagens com um drone e determinando a interdição da via e pedindo a intervenção da IP, responsável pela intervenção daquela obra de arte", acrescenta a Câmara.

"A pronta intervenção dos serviços da Câmara" evitou "eventuais danos em viaturas ou pessoais", frisa.

A Câmara refere ainda que já foi pedida a rápida intervenção da Infraestruturas de Portugal (IP) para que a situação seja resolvida.

Entretanto a IP já reagiu, garantindo que a segurança "não está em causa" e confirmando que os pedaços que se desprenderam da estrutura e caíram na marginal do Porto são "argamassa de revestimento".

Segundo a fonte da IP, a argamassa de revestimento que se desprendeu da Ponte da Arrábida "não afeta em nada a estrutura".

"A IP, em coordenação com a autarquia, vai definir qual o melhor momento" para intervir na Ponte, sendo que "qualquer intervenção vai obrigar a condicionar o trânsito", acrescentou.

A intervenção obrigará a colocar no tabuleiro da Ponte da Arrábida "um camião com uma estrutura com um braço", de modo a aceder às zonas afetadas (no arco), o que implicará condicionar o trânsito na via.

A Ponte da Arrábida, que liga o Porto e Vila Nova de Gaia, é Monumento Nacional desde 2013.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório