Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Praça de Toiros da Chamusca celebra cem anos com quatro touradas

A Santa Casa da Misericórdia da Chamusca (SCMC) assinala este ano o centenário da praça de toiros da vila com quatro corridas e um vasto programa que inclui conferências e eventos taurinos e culturais.

Praça de Toiros da Chamusca celebra cem anos com quatro touradas
Notícias ao Minuto

18:38 - 27/03/19 por Lusa

País Eventos

Nuno Castelão, provedor da SCMC, disse à Lusa que a praça, construída graças a uma subscrição pública lançada por Alberto Empis e depois entregue à Misericórdia para ajudar a financiar a sua obra social, recebeu "grande figuras do toureio espanhol e português".

Inaugurada com uma corrida a 03 de agosto de 1919, a praça vai receber nesse dia uma das quatro touradas inseridas no programa de comemorações, que decorre em parceria com a Câmara Municipal da Chamusca (Santarém) e associações locais.

Coincidindo com a festa da Semana da Ascensão (25 de maio a 02 de junho), a primeira corrida, da Ascensão, está agendada para 30 de maio, e a segunda logo para o dia seguinte, realizando-se as outras duas em 03 de agosto, data de aniversário, e 28 de setembro a da associação Eh! Toiro.

Entre as iniciativas apresentadas hoje no Miradouro da Senhora do Pranto, na Chamusca, contam-se a realização, em abril, de um concurso de toureio de salão, destinado a ambientar as crianças ao uso das ferramentas do toureio, uma exposição de cartazes das corridas realizadas nos cem anos da praça, um festival taurino e a apresentação do livro "A Inglesa e o Marialva", de Clara Macedo Cabral.

Em maio será inaugurada a exposição "Rui e Manuel Fernandes, pintura e escultura" e iniciada, durante a Semana da Ascensão, a escultura de um toiro orientada pelo mestre Rui Fernandes, com convite à participação de todos os chamusquenses na sua construção, estando ainda agendado para o período das festas um 'workshop' taurino.

A escultura será inaugurada em 03 de agosto, antes da corrida que assinala o aniversário da praça, disse Nuno Castelão.

Durante a Semana da Ascensão haverá ainda espaço para "momentos de reflexão", que abordarão não só a vertente tauromáquica, mas também a do toiro como animal a valorizar e a preservar, contando com a participação de especialistas nórdicos, chineses, norte-americanos e espanhóis, acrescentou.

Um festival de bandas com concurso de 'pasodobles' e o Congresso Internacional de Tauromaquia são os eventos agendados para julho.

O fim de semana de 07 e 08 de setembro será dedicado ao documentário e ao cinema taurino, realizando-se em 05 de outubro a final do circuito nacional de recortadores, com "movimentos acrobáticos com toiros em arena".

Para novembro, estão agendados colóquios sobre a História da Tauromaquia, em que serão abordadas as origens desta tradição, os trajes, mas também as perspetivas de futuro, e ainda a inauguração da exposição com as melhores fotografias tiradas nos vários eventos de comemoração.

As comemorações encerram em dezembro com um grande espetáculo que reunirá todos os artistas da região e no qual serão entregues os troféus aos triunfadores da temporada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório