Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Graça Dias: Um dos nomes maiores da sua geração de arquitetos

O presidente da Assembleia da República lamentou hoje a morte precoce de Manuel Graça Dias, que considera ter sido "um dos nomes maiores" da sua geração de arquitetos, responsável por uma nova forma de pensar e construir a cidade.

Graça Dias: Um dos nomes maiores da sua geração de arquitetos
Notícias ao Minuto

16:22 - 25/03/19 por Lusa

País Ferro Rodrigues

Em comunicado, Eduardo Ferro Rodrigues afirma ter sido com "enorme consternação" que tomou conhecimento do falecimento do arquiteto Manuel Graça Dias, que morreu domingo à noite, num hospital de Lisboa, aos 66 anos.

"Manuel Graça Dias foi um dos nomes maiores da sua geração, uma geração de arquitectos responsáveis por uma nova forma de construir a cidade, de pensar a cidade, de abrir ao mundo e de a tornar mais cosmopolita", afirma o presidente da Assembleia da República.

Para Ferro Rodrigues, o arquiteto Graça Dias era um "comunicador como poucos, na televisão, na rádio, na imprensa escrita e em diversa obra publicada", responsável por "introduzir as grandes questões da arquitetura na agenda pública, contribuindo para a tornar mais acessível, mais compreensível, mais próxima dos cidadãos".

Eduardo Ferro Rodrigues destacou ainda o papel de Manuel Graça Dias enquanto professor, lembrando o "legado de enorme importância" que deixou junto das novas gerações de arquitetos, "mais conscientes dos problemas e dos desafios" com que estão confrontadas as cidades.

"O seu percurso, precocemente interrompido, é merecedor do nosso reconhecimento e homenagem", sublinhou o responsável, endereçando as condolências à família do arquiteto.

O velório de Manuel Graça Dias realiza-se hoje à tarde na Basílica da Estrela, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório