Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

GNR apreende três quilos de meixão em estabelecimento da Nazaré

Proprietário foi constituído arguido pela posse ilegal desta espécie protegida.

GNR apreende três quilos de meixão em estabelecimento da Nazaré
Notícias ao Minuto

15:11 - 16/03/19 por Natacha Nunes Costa

País Pesca

A GNR apreendeu, esta sexta-feira, três quilos de meixão num estabelecimento do porto de abrigo da Nazaré.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, as autoridades explicam que encontraram o meixão, durante uma fiscalização ao restaurante, congelado e dissimulado em dois sacos plásticos.

Os três quilos de meixão, com um valor estimado de 1500 euros no mercado nacional e 22 500 noutros países europeus e asiáticos, foram apreendidos.

A GNR identificou e constituiu arguido um homem de 53 anos. O suspeito ficou sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência devido à suspeita da prática do crime de dano contra a natureza.

As autoridades recordam que, sendo o meixão uma espécie protegida, o seu transporte e detenção carece de um certificado de acompanhamento CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção) e de registo obrigatório no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O meixão (larvas da enguia europeia) é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido uma grande redução no número de efetivos muito por causa da pesca ilegal, que impede o normal ciclo de reprodução e coloca em causa a sustentabilidade da mesma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório