Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Costa sublinha "estreitamento das relações" com a China

De acordo com António Costa, Portugal "é um garante da relação de confiança com a República Popular da China".

Costa sublinha "estreitamento das relações" com a China
Notícias ao Minuto

14:05 - 05/12/18 por Filipa Matias Pereira

País Visita Oficial

Esta quarta-feira assinala-se o último dia da visita oficial do presidente chinês, Xi Jinping, a Portugal. Num discurso no Palácio Nacional de Queluz, António Costa teceu um balanço da presença do líder da China em território nacional. 

O chefe de Governo fez questão de recordar que 20 anos se passaram “sobre a devolução à China da administração do território de Macau”, mas a relação bilateral entre os dois países vai mais longe. Funda-se, como defendeu Costa, “em mais de cinco séculos de convivência e confiança mútua que foi sendo confirmada e reafirmada ao longo dos séculos. É por isso que no quadro bilateral e da União Europeia nós somos sempre um garante da relação de confiança com a República Popular da China”, referiu. 

Nesta visita, reforçou ainda o primeiro-ministro, “pudemos dar passos concretos no estreitamento das nossas relações, manifestados desde logo pela diversidade dos instrumentos cuja assinatura tivemos oportunidade de testemunhar” e que “mobilizaram não só entidades dos nossos governos, mas também as nossas universidades, empresas e municípios” - o que, no entendimento do socialista, “demonstra bem como a relação entre Portugal e a China não é só excelente ao nível bilateral, governo a governo, mas no conjunto da sociedade portuguesa”.

Desta visita há resultados concretos, reafirmando, desde logo, António Costa, “a importância da afirmação estratégica do papel de Portugal na articulação da iniciativa ‘one belt, one road’, que se deve traduzir ao nível da rota marítima e pode e deve desenvolver-se no âmbito das relações aéreas entre os dois países”.

Depois, deixou uma referência à visita de Estado que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, efetuará em abril próximo à China.

Dirigindo-se a Xi Jinping, António Costa afirmou: "A sua visita de Estado rapidamente será correspondida com a visita do nosso Presidente da República à China e seguramente com a continuação das relações muito intensas entre os nossos governos".

Perante o Presidente da China, o primeiro-ministro deixou ainda mais uma referência elogiosa ao atual estado das relações luso-chinesas.

"Com a confiança que temos, em cada novo encontro, são dois passos à frente que conseguimos dar no nosso relacionamento cada vez mais profícuo entre nós", acrescentou.

Depois das declarações conjuntas, num momento raro, porque fora do protocolo de Estado, o Presidente chinês e o primeiro-ministro português deram um demorado passeio a sós pelos jardins do Palácio de Queluz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório